5 pratos e vinhos para seu jantar de Dia dos Namorados

Dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados. Tradicionalmente, casais celebram esta data trocando presentes ou fazendo alguma programação diferente juntos. É comum neste dia pensar em um jantar romântico para comemorar, mais comum ainda é a dúvida: o que comer e beber ?

Seguem cinco dicas de pratos e vinhos para comemorar o dia dos namorados. São boas opções tanto para fazer em casa, quanto para pedir em restaurantes. Se o casal prefere um tom mais intimista, preparar a refeição é uma boa saída. Confira:

1 – Coxa de frango grelhada com molho mostarda

O prato é simples, é necessário apenas o peito de frango, alho, sopa de mostarda, azeite, cebola, limão, creme de leite e tempero a gosto.

Primeiro tempere o frango com limão, alho e o tempero que preferir. Enquanto deixa o frango pegar o gosto dos condimentos, em uma panela acrescente a cebola, o azeite, a sopa de mostarda e o creme de leite ( para 3 colheres de sopa de mostarda, adicione uma xícara de creme de leite). Depois mexa tudo até formar um creme homogêneo.

Basta agora, colocar o frango para grelhar e depois acrescentar o molho por cima.

Para harmonizar com a receita, um vinho branco ou rosé é a pedida ideal. Como estes são vinhos mais leves, combinam com pratos como este que não são tão pesados.

2 – Macarrão à bolonhesa

Este prato é um clássico. Apostar nele é ter a certeza de que não irá errar no cardápio. Além de tudo, seu modo de preparo é simples, basta ter macarrão, carne moída, molho de tomate, azeite e cebola.

Enquanto deixa uma panela cheia de água para ferver, em outra, frite a cebola no azeite e refogue a carne moída. Depois de bem refogada, acrescente o molho de tomate e tempere a gosto. Deixe o molho cozinhando com tampa na panela, enquanto acrescenta um fio de azeite e uma pitada de sal na água fervida e coloca macarrão para cozinhar.

Você saberá quando macarrão está ao ponto quando, ao experimentá-lo, ele não estiver duro. Depois, basta juntar a/s duas coisas em um recipiente e finalizar com queijo ralado.

O vinho ideal para este prato é o tinto. Vinhos mais encorpados combinam com molhos vermelhos e massas

3- Camarão com alho poró

Para os que gostam mais de frutos do mar, o camarão é uma ótima opção. Compre ele já limpo e descascado. Depois, basta fazê-lo ao alho e óleo, ou seja,,frite alho no azeite e depois acrescente o camarão e mexa até este ficar douradinho.

Faça a mesma coisa com o alho poró: corte ele em rodelas e frite no azeite. Depois, basta servir por cima do camarão.

Para peixes e frutos do mar em geral, a melhor pedida é um vinho branco para acompanhar.

4 – Bruschettas

Se prefere optar por pratos mais leves, as Bruschettas são ideais. Corte o pão francês em fatias, os umedeça com azeite e acrescente queijo por cima. Corte tomates cereja e coloque junto com orégano por cima do queijo e leve tudo ao forno. Quando o queijo  derreter, está pronto o prato.

Para harmonizar, espumantes são ideais para este tipo de comida, que funcionam como entrada ou como prato principal.

5- Fondue de queijo

Esta opção também é um clássico. Existe para vender no mercado um queijo especial para Fondue. Coloque-o para aquecer na panela certa para este prato e corte torradas, batatas assadas e legumes de sua preferência para servir junto.

O vinho branco é a melhor opção de harmonização para este prato.

Sobremesa

Para a sobremesa, a melhor opção é harmonizar com um espumante ou vinhos tintos secos.

Conheça as opções de vinho no VinhoBR e torne esta noite ainda mais especial.