Afinal, qual é a diferença entre vinho seco e vinho suave?

Para quem é iniciante no mundo dos vinhos, muitas vezes é difícil saber a diferença entre tantos tipos da bebida presentes nas lojas. Hoje vamos esclarecer o que diferencia um vinho seco e um suave.

Estas duas categorias têm propostas bem diferentes. O vinho seco geralmente é apreciado por pessoas que já estão acostumadas com a bebida, uma vez que tem um sabor mais marcante e complexo. Já o vinho suave agrada mais o paladar de quem está começando a se familiarizar com a bebida, pois tem um sabor, como o próprio nome já diz, mais suave e adocicado.

A principal diferença para o paladar entre as duas categorias de vinho é a doçura. O vinho seco tem, no máximo, quatro gramas de glicose por litro. O suave, por outro lado, pode chegar a ter 25 gramas de glicose por litro. A quantidade de açúcar é determinada pelo modo de produção da bebida e por conta da uva da qual é proveniente, por isso a diferença.

Por conta do seu sabor mais adocicado, o vinho suave é mais difícil de combinar com comidas. Já o seco, pode ser harmonizado com carnes e molhos vermelhos e massas.

Entenda mais sobre cada um destes tipos de vinho:

Vinho seco – Esta categoria é produzida a partir das chamadas uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay. Após colhidas, estas uvas são esmagadas e inicia-se o seu processo de fermentação. Em nenhum momento é adicionado açúcar ao vinho e o presente nas uvas é transformado, neste processo, em álcool. Por isso, a glicose presente nos vinhos secos é chamada de açúcar residual – é a quantidade restante que não se transformou em álcool.

Por conta do modo de produção e das uvas que lhe dão origem, os vinhos secos são complexos e possuem todas as características de um bom vinho: textura, sabor e aromas.

Vinho suave – Os vinhos elencados como suaves são feitos a partir de uvas mais simples. Durante seu processo de produção é adicionado açúcar deixando o sabor mais amigável para as pessoas que não estão acostumadas com o sabor forte do vinho.  Esta bebida é menos complexa e não apresenta aromas e texturas tão marcantes.

Qual o melhor vinho para escolher?

Conhecendo as principais características destes dois vinhos, na hora de optar por um deles pense em qual experiência quer ter. Se procura por uma bebida adocicada para tomar enquanto vê um filme, por exemplo, o vinho suave é a melhor opção.

Agora se a vontade é por um vinho mais encorpado para harmonizar com refeições ou para saborear  com toda sua complexidade, opte por um vinho seco.

Clique aqui e encontre os melhores rótulos de vinhos secos e suaves!