Alamos: líder inquestionável de qualidade na Argentina

Indiscutivelmente o melhor e mais reverenciado produtor da Argentina, na opinião unânime de toda a imprensa especializada internacional, de quem recebe sempre as melhores notas e prêmios. Desde a vinha até a adega, os vinhos Alamos são feitos para enfatizar o carácter de fruta varietal. As baixas temperaturas noturnas nos vinhedos Catena de altitude elevada permitem uma preservação do completo espectro de aromas e sabores da fruta.

Conheceremos os vinhos Alamos de suas melhores castas: Cabernet Sauvignon, Malbec, Pinot Noir e seu famoso Red Blend (um corte de Malbec, Tempranillo, Bonarda, com um pouco de Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Syrah).

Vinicultura e vinificação

Os Andes são algumas das montanhas mais altas no mundo, uma cortina de nuvens que bloqueia as tempestades do oceano pacífico, criando assim um clima desértico em Mendoza, Argentina, onde estão localizados os vinhedos Catena.

Altas altitudes significa noites mais frias para melhor acidez e maturação sincronizada de açúcares e polifenóis. Altas altitudes significa luz solar mais valle de uco vinhobrintensa, que melhora os aromas das uvas Malbec e desenvolve cascas mais grossas, levando a vinhos mais ricos e intensos.

As castas para os Alamos são provenientes de uma alta altitude (cerca de 1000m – 1500m). Metade das uvas vêm de vinhas jovens provenientes da propriedade da família Catena e outra metade são compradas de viticultores que estão intimamente geridos por gestores das vinhas Alamos.

A filosofia Alamos de vinificação é fazer vinhos saborosos, finos e que preservam cada variedade característica de aromas, sabores e texturas. Alguns do vinhos Alamos adquirem complexidade adicional de envelhecimento em carvalho moderado. A equipe responsável pela vinificação visa criar vinhos que são tão bons quanto aqueles que são o dobro de seu preço. As uvas são colhidas manualmente para garantir a manipulação delicada. Um duplo processo de seleção manual garante que apenas as melhores uvas sejam usadas.

carvalho vinhobrSão armazenados e envelhecidos em uma mistura de carvalhos francês e americano, que varia de acordo com a idade.

Os vinhos são feitos na bodega Alamos, uma instalação artística localizada em Vistaflores, Mendoza. A adega é especialmente concebida com tanques cônicos que permitem a extração suave e gentil da bebida. Há também tanques de pequeno formato que permitem muitas seleções e separações.

 

Cabernet Sauvignonalamos cabernet vinhobr

Um vinho com um estilo de Velho Mundo, com maravilhoso toque terroso e um classicismo no final de boca que lembra um Bordeaux.

Tem uma cor roxa escura com tons de rubi vermelho. No olfato, é cheio de frutas vermelhas maduras, especiarias doces e um toque de tabaco.

O paladar mostra frutas vermelhas, groselha e cassis em camadas, com notas de cedro. O acabamento é suave e doce, com taninos de textura fina, acrescentando estrutura e extensão.

VINHEDO: Vale de Uco;

ALTITUDE: 1100m sobre o nível do mar;

FERMENTAÇÃO: 1 dia em maceração fria, de 8 a 12 dias de fermentação, com 2 dias de fermentação pós-maceração. Temperatura média de fermentação: 29ºC;

ENVELHECIMENTO: 6-9 meses em carvalho francês (80%) e americano (20%);

ÁLCOOL: 13,5% vol;

AÇÚCAR RESIDUAL: 2.1g/l;

SUGESTÃO DE GUARDA: até 5 anos;

HARMONIZAÇÃO: Carnes grelhadas sem muita gordura, massas e risotos.

Para comprar este vinho, acesse:

 

comprar

 

 

Malbecalamos malbec vinhobr

Sem dúvida um dos melhores achados em vinhos de extraordinária relação qualidade/preço, o Alamos Malbec é uma verdadeira unanimidade.

Tem uma cor púrpura escura, com reflexos violeta. No olfato, oferece brilhantes aromas de cereja preta com ligeiras notas florais e um toque de torrada.

No paladar é cheio e rico, com cassis concentrado e maduro, framboesa preta entrelaçada com um toque de chocolate e especiarias doces do envelhecimento em carvalho claro. O acabamento mostra taninos maduros e sedosos.

VINHEDO: Vale de Uco;

ALTITUDE: 1100m sobre o nível do mar mar;

FERMENTAÇÃO: 2 dias de maceração fria, de 9 a 15 dias de fermentação, de 2 a 4 dias de maceração pós-maceração. Temperatura média de fermentação: 28ºC;

ENVELHECIMENTO: de 6 a 9 meses em carvalho francês e americano;

ÁLCOOL: 13,5% vol;

AÇÚCAR RESIDUAL: 2,4g/l;

SUGESTÃO DE GUARDA: pronto para consumo;

HARMONIZAÇÃO: Carnes vermelhas, churrasco, hambúrguer, massas.

Para comprar este vinho, acesse:

comprar

 

Pinot Noiralamos pinot vinhobr

Os estudos do cultivo de vinhas em altitudes elevadas realizados por Catena Zapata permitiram a criação de um saboroso Pinot Noir, cheio de caráter e elegância, no coração de Mendoza. Rico, cheio de fruta e elegante, este tinto mostra grande tipicidade e a impressionante relação qualidade/preço que é a marca registrada da linha Alamos.

O Pinot Alamos tem uma cor violeta com tons vermelhos. Oferece aromas frescos de morangos e frutas vermelhas. No paladar, é macio e suave com textura macia, exibindo sabores de frutas vermelhas. Termina de forma longa com taninos maduros e acidez equilibrada.

VINHEDO: Adrianna, Domingo e Altamira Sur;

ALTITUDE: 1130m (Domingo) e 1500m (Adrianna) sobre o nível do mar mar;

FERMENTAÇÃO: 4 a 6 dias de maceração pré-fermentativa a 10ºC. Fermentação com leveduras selecionadas. 13 dias de fermentação. Sem maceração pós-fermentativa. Temperatura média de fermentação: 24ºC;

ENVELHECIMENTO: 5 a 7 meses em carvalho francês 30% novas;

ÁLCOOL: 13,5% vol;

AÇÚCAR RESIDUAL: 3,1g/l;

SUGESTÃO DE GUARDA: até 5 anos;

HARMONIZAÇÃO: Carnes leves, aves, embutidos e queijos.

Para comprar este vinho, acesse:

comprar

 

Red Blendalamos red blend vinhobr

Reconhecida por seus vinhos varietais bastante saborosos, a linha Alamos elabora este interessante corte de Malbec, Tempranillo, Bonarda, com um pouco de Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Syrah, feito com uvas colhidas em altitude, nas encostas dos Andes.

Concentrado, redondo, frutado, aveludado e com aromas de frutas maduras, especiarias, notas terrosas e madeira bem integrada, é uma ótima novidade da Argentina – mais uma incrível barganha da linha Alamos, tida como uma das melhores relações qualidade/preço do mundo do vinho.

VINHEDO: uvas provenientes de vinhedos próprios localizados em diferentes altitudes em Mendoza;

FERMENTAÇÃO: tradicional com controle de temperatura;

ENVELHECIMENTO: carvalho francês e americano por 6 meses;

ÁLCOOL: 13% vol;

SUGESTÃO DE GUARDA: até 5 anos;

HARMONIZAÇÃO: carnes em geral.