Almoço de Páscoa: sugestões de cardápio e o vinho ideal

A Páscoa é uma data que inspira renovação e união. Tradicionalmente, muitas famílias brasileiras se reúnem no domingo de Páscoa para compartilhar o almoço.  O costume, nesta data, é não consumir carne vermelha, por isso, o prato principal geralmente é composto por carne branca, como as de aves e de peixe.

A tradição dá conta também da bebida. O vinho é o acompanhamento ideal para o almoço de Páscoa. Mas a sua escolha está condicionada ao cardápio para harmonizar corretamente.

Confira três sugestões de pratos e vinhos para servir na ocasião:

1 – Bacalhau: O peixe mais consumido nesta época do ano é o Bacalhau. A tradição remonta à época da Idade Média, quando os cristãos seguiam um rígido calendário de abstenção de carnes quentes durante a quaresma e a Páscoa. Por ser uma carne que pode ser consumida fria, o bacalhau era uma opção. O peixe de sabor forte e marcante, pode ser servido com batatas e legumes para amenizar. Muita gente serve o peixe junto com arroz. Uma combinação ideal para esse prato é a lentilha, compondo uma refeição leve e saborosa.

O vinho que harmoniza com o peixe depende da receita que for preparada. Se a opção for por um prato mais leve, um vinho branco é a melhor escolha. Agora, se o Bacalhau for feito de maneira mais encorpada, o ideal é que seja servido com um vinho tinto. Por ser uma comida típica de Portugal, os vinhos portugueses harmonizam bem.

2- Salmão: Continuando a tradição dos peixes, o Salmão também é uma ótima escolha para o almoço do domingo pascoal. Assim como o Bacalhau, ele é um peixe forte. Sua harmonização com molhos e acompanhamentos agridoces é especialmente boa. Ousar na receita e misturar Salmão com molho de frutas, como abacaxi, manga ou maracujá, deixa o prato diferente e muito saboroso.

A maior parte das receitas com Salmão combina com vinhos brancos, como o Chardonnay para o Salmão preparado de uma maneira mais leve, grelhado com ervas; Sauvignon Blanc para o peixe feito ao molho cítrico, como o de maracujá; e Riesling, para os que apostam no agridoce. Mas se a ideia for fazer Salmão defumado com um molho mais pesado, é possível harmonizar o prato com um vinho tinto Pinot Noir.

3- Aves: Para os que querem sair dos frutos do mar e comer carne de aves nesta época do ano, pratos com molhos diferenciados são o ideal. Ensopado de galinha ou frango ao molho de mostarda podem encantar os convidados. Além disso, essa opção abre espaço para mais acompanhamentos, como arroz à grega, saladas, maionese, batatas e legumes assados.

A harmonização do vinho depende do tipo de receita que será preparada. Se for algo mais leve, vinhos brancos são a pedida ideal, como o Sauvignon Blanc. Agora, se a receita é mais robusta e envolve molhos e um prato mais complexo, o ideal são vinhos tintos como  o Chardonnay ou Pinot Noir.

Para não errar: A dica, portanto, é: se o prato for mais leve, vinhos brancos são uma ótima combinação. Agora, para pratos mais encorpados, a melhor pedida são vinhos tintos.

Para a sobremesa, como já falamos no blog, o tipo do chocolate escolhido vai ser decisivo para a escolha do vinho. Chocolates amargos, pedem vinho tinto seco; chocolate ao leite, combina com vinhos tintos mais doces; e chocolates brancos pedem por espumantes.

Agora que você já conhece os vinhos ideais para cada prato do almoço de Páscoa, escolha o que harmoniza melhor com o seu cardápio no Vinho BR.