Beneficios vinho sem álcool

Benefícios do vinho sem álcool

Os vinhos sem álcool potencializam as vantagens da bebida à saúde. Quem nunca ouviu que uma taça de vinho por dia faz bem para o organismo? Apesar de ser verdadeira, essa frase apresenta ressalvas, uma vez que, por conta do álcool, é preciso ter moderação no consumo. Quando falamos do vinho sem álcool, no entanto, as ressalvas desaparecem. 

 

A modalidade é ideal para quem tem restrições que impedem o consumo de bebidas alcoólicas, como doenças crônicas, problema no fígado, estar grávida ou até mesmo para os “motoristas da rodada”, que abrem a mão do álcool para levar os colegas em segurança para casa.

 

Independente do motivo, 16

 

Benefícios do vinho sem álcool

Para ser considerada sem álcool, a bebida precisa apresentar dosagem alcoólica inferior a 0,5%. Quando se encaixam nessa categoria, os vinhos trazem vantagens como:

 

  • Benefícios para o coração: o processo para tirar o álcool ajuda a aumentar a concentração de flavonóides na bebida em cerca de 65%. O composto é um grande aliado da saúde e pode ajudar a diminuir os riscos de doenças cardíacas, além disso, de acordo com um estudo da Universidade de Barcelona, o vinho sem álcool ajuda a reduzir 20% o risco de derrames e 14% o de doenças cardíacas. Uma das explicações para isso é que a bebida ajuda aumentar a concentração de óxido nítrico, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.
  • Diminuição de riscos na gravidez: ingerir álcool durante a gravidez  pode causar atraso no crescimento do feto, partos prematuros, abortos e problemas neurológicos na criança. Para as grávidas que querem poder desfrutar de um vinho durante esse período, a melhor opção é o sem álcool.
  • Presença concentrada de polifenóis: o processo de retirada do álcool aumenta a contração de polifenóis na bebida, o que contribui para diminuição do colesterol ruim, prevenção do envelhecimento, combate de inflamações, melhora da cicatrização, entre outros. 

 

Vinho sem álcool vs suco de uva

Você pode estar se perguntando, mas qual a diferença do suco de uva para o vinho sem álcool. A resposta é: toda. O processo para retirar o álcool do vinho é feito após a bebida ter sido fermentada e ter passado por todas as etapas de produção convencional. Existem diferentes técnicas para separar o álcool do restante da bebida, em todas elas, o resultado é bem parecido com o vinho tradicional, inclusive mantendo suas propriedades como sabor, aroma e vantagens para a saúde.

 

Já a fabricação de suco de uva é feito por meio do cozimento das uvas e pode ter outros elementos acrescidos na bebida, como o açúcar.

 

Vinho sem álcool para uma vida mais saudável

Se você é do tipo que não abre mão de um estilo de vida saudável, mas também gosta de uma taça de vinho com frequência, que tal experimentar a versão sem álcool? Na VinhoBR você encontra as melhores opções com o melhor custo-benefício. Confira