Boas vindas ao mundo da cerveja…

Hoje vamos falar sobre uma bebida que faz muito sucesso no mundo todo, e ainda pode trazer benéficos para a saúde. Vamos abordar o assunto Cerveja!cerveja-www.vinhobr.com.br

Há aproximadamente 10 mil anos, o homem antigo descobriu, por acaso, o processo de fermentação. (No que surgiram, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas). Mais tarde, a ela era produzida inicialmente pelos padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente, e assim moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.

Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se na região da Slide1Mesopotâmia onde a cevada cresce em estado selvagem. Os primeiros registros de fabricação têm aproximadamente seis mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira foi produzida, provavelmente, um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Na Suméria, cerca de 40% da produção dos cereais destinavam-se às cervejarias chamadas “casas de cerveja”, mantida por mulheres. Os egípcios logo aprenderam a arte de fabricar cerveja e carregaram a tradição no milênio seguinte, agregando o líquido à sua dieta diária.

A cerveja que era feita naquela época era bem diferente da de hoje em dia. Era escura, forte e muita vez substituía a água, sujeita a todos os tipos de contaminação, causando diversas doenças à população.

Com a invenção de instrumentos científicos (termômetros e outros), bem como o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, o que bebemos hoje é uma agregação de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento deste nobre líquido.

Benefícios da cerveja para a saúde…cerveja

Segundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Greenwich em Londres, a cerveja pode ser bem mais eficaz contra as dores do que alguns remédios. De acordo com o estudo publicado o álcool presente em duas canecas de cerveja é mais eficaz contra dor e desconforto do que remédios clássicos.

A cerveja pode prevenir  as doenças cardiovasculares ?

Sim!Graças à vitamina B6, a cerveja protege seu coração de doenças, já que evita que a homocisteína se acumule. Esse é um aminoácido que o corpo humano produz e que prejudica suas artérias. Além disso, a cerveja faz com que a consistência de seu sangue seja um pouco mais fina. Por isso, previne a formação de coágulos que poderiam bloquear suas artérias e causar ou agravar problemas do coração.

Cervejas mais conhecidas no mundo todo…

 

ALEMANHAcerveja

Certamente é muito difícil pensar em  um pais mais agregado á cerveja do que a Alemanha. No pais a cerveja é vista como cultura e faz parte do habito da maior parte das famílias dos alemães . Grande parte dos estilos de cerveja são Lagers. Onde destacam mais o malte e os lúpulos utilizados na sua fabricação do que os aromas e sabores provenientes da fermentação.

Lei da Pureza

Foi na Alemanha também que surgiu a Lei da Pureza, em 1516. Ela estabelece que a cerveja deva ser feita apenas com água, malte de cevada e lúpulo.

Algumas cervejas alemãs conhecidas mundialmente:

A Erdinger :  Clara é uma cerveja de trigo premium, com levedura fina e tradicional maturação dentro da própria garrafa Uma cerveja leve, viva, muito aromática e refrescante, com sabor incomparável.cerveja

Paulaner: Logo quando servida, apresenta uma maravilhosa aparência que lembra a mel e uma quantidade maravilhosa de coroa no alto do copo. Os aromas de trigo sugerem doces de limão e de banana. Na boca, é redonda, lisa e com perfeita quantidade de gás. Teor alcoólico 5,5%

Schneider WeisseTAP 1 Meine Blonde Weisse: Com a sua coloração de mel-claro, elaborada com fermentação superior, esta cerveja tem uma espuma compacta e estável. É refrescante, com aroma típico de cravo. Na língua, é fresca, pura, harmoniosa e aveludada. No final, fica a sensação efervescente com um fino e delicado amargor.

BÉLGICAcerveja

A Bélgica é um país pequeno e só existe como estado independente desde 1830, antes disso seu pequeno território era dominado pelos alemães, austríacos, holandeses e franceses. Todos esses vai e vem, foi, no entanto positivo para a bebida. Em nenhuma outra escola existe tanta diversidade de característica entre os estilos como na Bélgica. Esses fatores ajudaram a criar a diversidade de estilos com origem Belga que conhecemos hoje

Tempero Belga…

As  belgas são muitas vezes feitas com diferentes tipos de cereais e, além do lúpulo, é comum encontrarmos outros ingredientes deixando a bebida como cascas de laranja, sementes de coentro, pimenta entre outros temperos.

Cerveja belga conhecida mundialmente:slide2

Delirium Tremens: é considerada por muitos como a melhor cerveja do mundo. É complexa, com uma riqueza de aromas e sabores que deixam qualquer apreciador completamente apaixonado. Uma cerveja dourada e brilhante, com aromas frutados, alcoólicos, e sabores que mais parecem frutas cítricas, com leve toque de damasco e caramelo.

ESTADOS UNIDOScerveja

A cerveja chegou com os colonizadores e sempre fez parte da vida dos americanos. Mas só veio a se tornar realmente um negócio a partir do século XIX. Quando os imigrantes europeus trouxeram hábitos sociais diferentes e começaram a abrir novas cervejarias.

Novas tendências

Os americanos redescobriram a utilização da madeira para a maturação de cerveja, agregando notas das mesmas ou das bebidas anteriormente contida nos barris ás cervejas.

Cerveja America conhecida mundialmente:

Cerveja Brooklyn Lager: Eleita a cerveja do ano pela revista Prazer da Mesa. cervejaNofinal de 1800.

A Brooklyn era uma das maiores cervejarias no centro dos Estados Unidos, lar de mais de 45 cervejarias. Esta Lager estilo Viena, era uma das favoritas dos moradores locais. Cerveja de fino amargor e lúpulo floral. Maltes carmelo no final.

 

Faça a melhor escolha de cerveja, e venha comprar em nosso site: www.vinhobr.com.brwww.vinhobr.com.br