Vinho Premium da Viña Valdivieso Chileno Caballo Loco Premiado – Confraria Bacco & Tabacco do site vinhobr

Vinho Premium da Valdivieso Chileno Caballo Loco Premiado – Confraria Bacco & Tabacco do site vinhobr
caballo loco vinhobrvinho-caballo loco vinhobr

Segunda semana de Abril/2016 na confraria realizamos a degustação de 4 garrafas da famosa Viña Valdivieso que elabora o premiado Caballo Loco, degustamos…

Caballo Loco Gran Cru Apalta

Crazy Horse Grand Cru Maipo

Crazy Horse 15

Crazy Horse 16

A Viña Valdivieso remonta a 1879 quando Alberto Valdivieso fundou o Champagne Valdivieso, primeira empresa no Chile e na América do Sul a fazer o vinho espumante.

Passado mais de 100 anos, no final de 1980, a empresa expandiu-se em uma nova direção quando começou a produção comercial de vinhos finos, com o nome Viña Valdivieso, no Vale de Curicó, mais precisamente em Lontué.
Produzir vinhos de qualidade requer um cuidadoso e equilibrado manejo em cada uma das etapas de vinificação. Os maiores esforços da bodega se concentram nos vinhedos na busca continua da obtenção das melhores uvas, fator determinante para qualidade e tipicidade de cada rótulo. Na bodega durante o processo de vinificação a busca é por resgatar as qualidades de cada variedade com a menor intervenção possível para evitar perda de potência ou complexidade.

Para os vinhos que são envelhecidos em barricas, a regra básica é o equilíbrio, para que a madeira potencialize as características da fruta sem superá-la. Por este motivo os vinhos da Viña Valdivieso triunfam nos principais mercados mundiais e alcançam as mais altas distinções em competições internacionais, com vinhos de qualidade superior, diferenciados e muito atraentes.

Dizem que um grande vinho, sempre vem acompanhado de uma grande história.

Eu concordo plenamente. Sempre que escolhemos um vinho especial para abrir, mentalmente sua história vem à cabeça o que deixa a bebida ainda mais especial. Essa é a magia do vinho

O Valdivieso Caballo Loco é um desses vinhos, cheio de histórias e curiosidades.

O nome, para começar, vem do apelido de seu idealizador, Jorge Coderch. Jorge é um dos donos da vinícola e foi apelidado pelos amigos de “Caballo Loco”, porque era conhecido por sua grande vitalidade e persistência. O Caballo Loco não tem safra, mas sim um número, já que é feito da mistura de vinhos de 2 ou mais anos.

Não há indicação das uvas em seu corte, porque nem sempre são as mesmas e o mais curioso – cada nova edição do Caballo Loco é feito sempre com metade do vinho da safra atual e a outra metade com o vinho das safras anteriores, reservada especialmente para o corte.

confraria-vinhobr-caballo loco

CABALLO LOCO GRAND CRU

Caballo Loco Grand Cru Apalta

 Cabernet Sauvignon e Carménère.

Os frutos são colhidos a mão e selecionados cuidadosamente. A fermentação é feita em tanques abertos com remontagens para obter uma gentil e completa extração. A temperatura é mantida entre 28° e 32° C, em seguida, o vinho permanece em uma longa maceração pós-fermentativa de 21 dias. O vinho então amadurece por 18 meses em barricas de carvalho francês.

Cor: Vermelho violeta profundo.Aroma: Grande complexidade aromática com destaque para amora e ameixa com nuances de pimenta e mentol mesclados a baunilha, café e canela.Palato: Elegante com estrutura e taninos integrados. Fruta equilibrada a uma rica acidez.Harmonização: Acompanha diferentes cortes de carne como cordeiro, cabrito e porco no forno ou na brasa como também carnes mais delicadas como pato e coelho.Teor alcoólico: 14.5%

Caballo Loco Grand Cru Maipo

Cabernet Sauvignon um e Cabernet Franc.

Os frutos são colhidos a mão e selecionados cuidadosamente. A fermentação é feita em tanques abertos com remontagens para obter uma gentil e completa extração. A temperatura é mantida entre 28º e 32º C, em seguida, o vinho permanece em uma longa maceração pós-fermentativa de 21 dias. O vinho então amadurece por 18 meses em barricas de carvalho francês.

Cor: Vermelho rubi intenso com reflexos violeta.Aroma: Complexo e intenso com muita fruta negra madura como groselha, cereja e notas de pimenta que se integram muito bem a aromas adocicados provenientes do estágio em barrica.Palato: Muita personalidade e caráter com firme estrutura e taninos robustos. Elegante e com final persistente e marcante.Harmonização: Ideal na companhia de carnes como cordeiro, pato e porco, risotos ricos, massas com molho condimentado e aves de caça.Teor alcoólico: 14.5%

Caballo Loco nº 15

Safra: 15Garrafa: 750mlProdutor: Viña ValdiviesoPaís de origem: ChileRegião: MaipoUva: Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenere, Merlot e Cabernet FrancCorpo: EncorpadoMadeira: 18 mesesTeor alcoólico: 14,5%Potencial de Guarda: 10 anosEstilo: ElegantesPontuação: 91 RP

Estrela da Valdivieso, o Caballo Loco é conhecido em todo o mundo e cada ano troca de edição e não de safra. O nº 15 leva 50% da colheita de 2010 e 50% das colheitas entre 1990 e 2009. É um vinho único, incomparável e de grande complexidade aromática. A Viña Valdivieso surgiu em 1879, quando Alberto Valdivieso fundou o Champagne Valdivieso. Tornando se assim, a primeira empresa no Chile e na América do Sul a fazer o vinho espumante. Passado mais de 100 anos, no final de 1980, a empresa expandiu-se em uma nova direção. Foi quando começou a produção comercial de vinhos finos, com o nome Viña Valdivieso, no Vale de Curicó.

Caballo Loco nº 16

Os frutos são colhidos a mão e selecionados cuidadosamente. A fermentação é feita em tanques abertos com remontagens para obter uma gentil e completa extração. A temperatura é mantida entre 28º e 30ºC, em seguida, o vinho permanece em uma longa maceração pós-fermentativa de 21 dias. O vinho então amadurece por 18 meses em barris de carvalho francês.

Cor: Vermelho violeta intenso.Aroma: Complexo e intenso com notas de cassis, café e nuances de especiarias como canela, baunilha e cravoPalato: Pleno, redondo, complexo, saboroso com taninos macios e final longo e persistente. Grande potencial de guarda.Harmonização: Ótima combinação para pratos potentes elaborados com carnes e molhos condimentados.Teor alcoólico: 14.5%

Estrela da Valdivieso, o Caballo Loco é conhecido em todo o mundo e cada ano troca de edição e não de safra. O nº 16 leva 50% das colheitas de 2010 e 2011 e 50% das colheitas entre 1990 e 2009. Nesta edição foi incorporado a Syrah da região de Limarí. Esta variedade trouxe ao vinho um aroma ainda mais intenso e a suavidade necessária. É um vinho único, incomparável e de grande complexidade aromática e em boca, com potencial de guarda mínimo de 10 anos.

Vermelho violeta escuro. Aroma intenso e complexo com notas de frutas negras e café com nuances de especiarias doces como canela e baunilha. Estruturado, redondo, complexo e saboroso com taninos elegantes e final persistente.

Região: Vale de Maipo, Vale de Colchagua e Vale de CuricóUvas: Cabernt Sauvignon, Malbec, Carmenere, Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Carignan.

País:Chile
Região:Vale do Maipo
Produtor:Valdivieso
Tipo: Tinto
Uva: Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenere, Merlot e Cabernet Franc
Graduação Alcóolica: 14,5%
Vinificação:Os frutos são colhidos a mão e selecionados cuidadosamente. A fermentação é feita em tanques abertos com remontagens para obter uma gentil e completa extração. A temperatura é mantida entre 28º e 32º C, em seguida, o vinho permanece em uma longa maceração pós-fermentaiva de 21 dias. O vinho então amadurece por 18 meses em barris de carvalho francês.
Harmonização:Ótima combinação para pratos potentes elaborados com carnes e molhos condimentados.

 

Desejando beber um Caballo Loco?

Clique aqui: www.vinhobr.com.br/CaballoLoco_Valdivieso