Os champanhes mais famosos do mundo

Champanhes estão entre as bebidas mais luxuosas e cobiçadas do mundo e quem entende sabe que para ser considerado champanhe o vinho espumante precisa atender a algumas exigências.

Champanhes precisam, obrigatoriamente, ser produzidos a partir de uvas (principalmente Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier) cultivadas, colhidas e vinificadas na região delimitada de Champagne, na França, e fabricados pelo método chamado Champenoise ou Clássico, quando a segunda fermentação natural, que origina as bolhas, ocorre dentro da própria garrafa.

Hoje vamos falar sobre os champanhes mais famosos do mundo, te contar quais são os mais cobiçados e caros, apresentar as marcas mais renomadas e indicar onde comprar essa bebida cheia de história e prestígio.

Marcas mais famosas do mundo

  • Moët & Chandon

01

Conhecida apenas como Chandon no Brasil, a marca tem mais de 270 anos de tradição, foi fundada em 1743 por Claude Moët, e é uma das maiores fabricantes de champanhe do mundo. A vinícola tem 1500 acres de vinhedos, que produzem cerca de 28 milhões de garrafas todo ano. Sempre ocupou posição de destaque na preferência de grandes autoridades e figuras públicas, como a rainha da Inglaterra, Napoleão e estrelas Hollywoodianas. A marca é a maior vendedora de champanhe do mundo.

  • Veuve Clicquot

02

 

Se o frei Dom Pérignon criou o champanhe, a viúva (veuve, em francês) Clicquot o reinventou, transformando a bebida borbulhante em um ícone do consumo de luxo. Conta a história que a marca fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muironem só ganhou notoriedade após a morte de seu filho, que deixou a empresa nas mãos da viúva, Madame Cliquot. Ela foi a primeira mulher a ser responsável por uma vinícola e seu trabalho elevou a marca ao patamar que tem hoje. Atualmente a Veuve Clicquot é vendida em 150 países e exporta 85% de sua produção.

  • H.MUMM

04

 

Com mais de 185 anos de história, a marca francesa MUMM apresenta em cada taça de seus champanhes o resultado de sua histórica paixão pelo terroir, de suas modernas técnicas de vinificação e seu meticuloso cuidado no blend. A constante finesse e elegância dos champanhes MUMM se devem à excepcional qualidade das uvas cultivadas em seus vinhedos próprios, que apresentam a excelente média de 98% grand crus. Proveniente de Reims e tendo em sua composição as melhores uvas da região – 45% de uvas Pinot Noir, 25% Chardonnay e 20% Pinot Meunier, seus vinhos atravessam um período de envelhecimento de até três vezes o exigido pela regulamentação existente para os champanhes. Atualmente a Maison MUMM possui mais de 525 acres de vinhedos na região de Champagne e está presente em mais de 100 países ao redor do mundo.

 

 

Champanhes mais caros do mundo

Se você deseja beber um champanhe realmente cobiçado e valorizado, essa lista é para você! O site Wine Searcher fez uma pesquisa para definir os champanhes mais caros do mercado, foram consideradas apenas garrafas de tamanho padrão (750ml) que não são vendidas em leilão e o resultado foi esse:

  1. Taste of Diamonds(2013) – £1,2 milhões

Este champanhe é composto por um blend de Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier que oferece sabores florais e refrescates com textura cremosa e final leve e elegante. Além disso, cada garrafa é adornada com, nada mais, nada menos que um gigantesco cristal Swarovski especial dentro de um emblema de estanho em forma de diamante.

2º – Moet & Chandon Dom Perignon Charles & Diana 1961 – £ 2.576

Em 1981, o Dom Pérignon foi escolhido como o Champagne oficial para o casamento de Lady Diana Spencer e príncipe Charles. Magnuns de Dom Pérignon Vintage 1961, o ano que Diana nasceu, foram servidos no dia, ostentando uma insígnia especial criada apenas para a cerimônia. Tempos depois, um número limitado de garrafas normais desse champanhe foram liberadas para comemorar a ocasião, atualmente vendidas por um preço médio de £ 2.576.

3º – Krug Clos d’Ambonnay – £ 1.615

O único Champagne Blanc de Noir da lista, o Krug Clos d’Ambonnay é feito 100% com uvas Pinor Noir.

4º – Boërl & Kroff Brut – £1.488

A marca Boërl & Kroff, criação da Maison Drappier, aparece na lista com seu champanhe Brut NV. Para aqueles que realmente estejam com vontade de esbanjar dinheiro, uma garrafa Midas de 30 litros deste champanhe está disponível atualmente por £71.856.

5º – Moët & Chandon Dom Perignon White Gold – £1.475

Esta edição especial de Dom Perignon vem envolta por uma caixa banhada em ouro branco e gravada com o rótulo da Dom Perignon, tornando-se um item muito procurado pelos colecionadores.

Os champanhes mais caros do mundo não são fáceis de encontrar, são praticamente itens de colecionador, mas você encontra excelentes champanhes das marcas mais famosas do mundo em nossa loja! Vale a pena conferir!

Encontre o seu na Vinhobr!