Como escolher um champanhe?

Champanhes são consideradas bebidas de festas e datas comemorativas, mas na verdade essa é uma ótima escolha para alegrar qualquer ocasião e agradar diferentes tipos de paladares com suas borbulhas versáteis.

Para não se perder na infinidade de rótulos à disposição, preparamos dicas para te ajudar a escolher um champanhe de acordo com seu gosto pessoal, a ocasião e a harmonização.

Quantidade de açúcar

Champanhes são classificados em 6 diferentes tipos, dependendo da concentração de açúcar residual na garrafa, e é essa classificação que você precisa estar atento na hora da escolha, porque ela influenciará diretamente no sabor da bebida e na harmonização com comidas:

  • Brut Nature (de 0 a 3 g/l de açúcar residual)

Este é um tipo de champanhe extremamente seco e muitas vezes com certa adstringência, devido à acidez elevada. Não costuma ser uma bebida fácil de saborear.

  • Extra-Brut (de 0 a 6 g/l de açúcar residual)

Este não chega a ser tão seco como o anterior, mas ainda apresenta bastante secura. Está entre um tipo de champanhe bastante difícil de consumir e um bastante comum.

  • Brut (máximo de 12 g/l de açúcar residual)

O brut é um tipo de champanhe amplamente consumido mundo a fora. Apesar de seco, costuma agradar a maioria das pessoas. Como a faixa de açúcar residual é mais extensa, podemos perceber diferenças de sabor entre as marcas.

  • Extra-Dry (de 12 a 17 g/l de açúcar residual)

Para quem gosta de sentir um pouco de dulçor, este é o champanhe ideal.

  • Sec ou Dry (de 17 a 32 g/l de açúcar residual)

Neste tipo de champanhe o açúcar é bem mais perceptível, sem ser totalmente doce.

  • Demi-sec (de 32 a 50 g/l de açúcar residual)

Este é considerado um champanhe doce. Apresenta doçura marcante e também pode variar muito o sabor de acordo com a marca, uma vez que a faixa de classificação é extensa.

Ocasião e harmonização

 Happy hour e festa com amigos

Nessas ocasiões o mais indicado é o brut, por combinar sofisticação e popularidade. É possível encontrar champanhes brut em diversas faixas de preço, assim fica ainda mais fácil dividir com os amigos.

  • Almoço na beira da praia

Para aquele almoço recheado de peixes e frutos do mar, os mais indicados são os champanhes brut nature ou o extra-brut, que harmonizam muito bem por sua acidez elevada.

  • Datas comemorativas

Em comemorações que contam com bolos finos ou tortas de frutas (chás de bebê, aniversários e até mesmo casamentos) recomendamos um champanhe demi-sec, que harmoniza bem com sobremesas levemente adocicadas.

  • Jantar com menu chinês ou tailandês

Indicamos aqui o champanhe sec ou dry, que combinam bem com comidas agridoces, característica marcante dessas comidas.

Sabendo qual champanhe mais te agrada e considerando a ocasião, fica mais escolher, não é mesmo? Uma dica extra é provar diferentes tipos e marcas de champanhes, sempre que possível, e anotar suas preferências. Que tal começar agora?