Conheça e aprenda a utilizar os 5 principais acessórios para vinho

Além de conhecer quais as principais características de um bom vinho, saber como harmonizá-lo com refeições, épocas do ano e momentos, quem está interessado em se tornar entendido sobre o assunto precisa ainda saber sobre acessórios.

Existem muitos deles e realmente é possível se confundir em meio às opções, principalmente porque um acessório pode ter muitas variações e modelos. Separamos os principais objetos para acompanhar a degustação de um vinho. Confira:

 

1- Corta Cápsula

Este é o primeiro acessório utilizado na hora de abrir uma garrafa de vinho. O objeto em forma de ferradura serve para cortar a cápsula que envolve o pescoço da garrafa e a rolha. Essa função pode ser exercida por outros utensílios, como facas, mas o corta cápsula é prático e tem um design específico para isso: basta encaixá-lo na garrafa, pressioná-lo e girá-lo.

 

2- Saca-rolha

Este é o acessório mais conhecido, sem ele a tarefa de tirar a rolha de cortiça se torna difícil, quase impossível. Existem muitos modelos de saca-rolhas e fica ao critério do consumidor qual escolher. Além dos tradicionais, há o chamado saca-rolha modelo garçom, que é portátil e de fácil utilização, saca-rolha alavanca, aquele que tem uns “bracinhos” que são pressionados para cima para abrir a garrafa, os eletrônicos e etc.

 

3-  Aerador/ Oxigenador

Apesar de não ser indispensável, o aerador pode contribuir para melhorar a experiência de degustação. Ele permite que o vinho entre em contato com o oxigênio de forma rápida, fazendo com que suas propriedades sejam exaltadas e acelerando o processo de maturação da bebida, seu aroma e nuances.

 

4-  Decanter

O Acessório tem um formato tradicional com o bico mais fino e a base larga. Nele, é depositado o conteúdo da garrafa antes de se servir o vinho, assim os sedimentos – chamados de borra do vinho – são separados da bebida. Além disso, assim como o aerador, o decanter ajuda no desenvolvimento do vinho ao passo que aumenta o contato deste com o oxigênio.

 

5- Taça

Esta não pode faltar. Cada modelo de taça é específico para um tipo de vinho, usar a taça certa permite que o sabor e aroma da bebida sejam aproveitados ao seu máximo, o calor da mão não altere as propriedades do vinho e também contribuí para aumentar a superfície de contato do vinho com o ar. 

Agora que você já conhece os principais acessórios para degustar um bom vinho, encomende-os pelo VinhoBR