vinho tinto

Conheça a Mosquita Muerta

Na expressão popular, “mosquita muerta”, ou mosca morta, significa alguém ou alguma coisa que aparentemente não tem muito potencial, é fraco, mas que na prática pode surpreender por sua força e capacidade de execução. Jose Millán escolheu esse nome para o lançamento de seu projeto de blends premium justamente porque as pessoas duvidaram do  potencial dos vinhos artesanais feitos a partir de diferentes castas de uvas, colhidas em terroirs distintos.

 

O enólogo decidiu, em 2010, apostar em vinhos feitos a partir de diferentes famílias de uvas, cultivadas em suas vinícolas no Vale de Uco, Gualtallary, Vista Flores, El Manzano, Chacayes e Lujan de Cuyo-Maipu. A ideia do produtor era usar diferentes técnicas e tempos de fermentação e envelhecimento para criar vinhos artesanais surpreendentes. 

 

“Comecei em 2009 com a ideia de criar um Blend Premium, não apenas de Malbec. Para isso, fiz uma seleção cuidadosa das diferentes variedades cultivadas em vinhedos nas regiões mais importantes de Mendoza, na Argentina”, conta Millán em comunicado oficial sobre o vinho. 

 

Hoje, o vinho já tem reconhecimento internacional, colecionando prêmios. Mas sua maior popularidade ainda é dentro da Argentina, cerca de 70% das garras da Mosquita Muerta são comercializadas no país. 

 

Composição

As uvas mais utilizadas para compor o blend premium da Mosquita Muerta tinto são Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet  Franc, Syrah, Bonarda e Merlot. Em 2014, foram lançadas versões de vinhos brancos, que têm em sua formação uvas  Chardonnay, Viognier, Sauvignon Blanc e Moscatel de Alejandría. 

 

O famoso blend  Mosquita Muerta é composto por 70% de Malbec, 20% de Cabernet Sauvignon, 5% de Cabernet Franc e 5% de Merlot. Esse vinho tem teor alcoólico médio de 14% e seu processo de vinificação passa por barricas de carvalho francês.

 

O consumo ideal da bebida é entre 18ºC a 20ºC. O vinho tem cor que se aproxima do rubi, aromas de cacau, café e cassis, é encorpado e no paladar se apresenta como uma opção  intensa e equilibrada. Ele é ideal para harmonizar com churrasco, hambúrgueres ou massas com molhos vermelhos. 

 

Produção

As uvas tintas são colhidas à mão no processo artesanal para a produção da Mosquita Muerta. Por terem maturação diferente, cada uva do blend é colhida em uma data específica. Os componentes, então, são fermentados em barricas de carvalho e em cubas de concreto em formato de ovo. Ao fim do processo, o resultado é um vinho aveludado. 

 

Variedades

Além desta opção, a Mosquita Muerta ainda pode ser encontrado em variações de blends de Malbecs de diferentes regiões argentinas. Essa variedade possui aromas de flores, frutas silvestres e ervas. 

 

O blend de uvas brancas é composto por 40% de Chardonnay de Gualtallary, 20% de Chardonnay de  Los Árboles, 30% de Semillón e 10% de Sauvignon Blanc.O vinho é reconhecido também por ser feito de maneira artesanal e surpreender no sabor.

 

Que tal experimentar o famoso e premiado vinho?

Compre Mosquita Muerta na nossa loja online.