Conheça tudo sobre a Uva Merlot

A uva Merlot é a segunda mais cultivada no mundo todo, ficando atrás apenas da Cabernet Sauvignon. Apesar da fama, ela é considerada relativamente nova: os primeiros registros dessa casta são datados de 1784. Por muitos anos a casta foi cultivada quase que exclusivamente na região de Bordeaux, na França, o primeiro registro dela na Itália, para se ter uma ideia, foi apenas em 1855 e o destaque da produção no Novo Mundo é datado de 1970.

 

Hoje, a Merlot tem produção mundial, sendo que só metade do total cultivado é da região de Bordeaux. Os países com maior cultivo da uva, depois da França, são Estados Unidos, Espanha, Itália, Chile e até o Brasil. Aqui, a fruta ganha espaço especial no Rio Grande do Sul, onde o terroir frio e úmido extrai o melhor da uva. 

 

A variedade de locais de cultivo tem a ver com a adaptabilidade da Merlot, que se desenvolve bem em diferentes terroir, apesar de alcançar toda sua potencialidade quando é plantada em solos frios e úmidos. 

 

História da Merlot

 

De acordo com estudiosos, a uva é resultado de um cruzamento entre Cabernet Franc e Magdeleine Noire des Charentes. Seu nome tem origem em diferentes vertentes, mas a mais popular é de que seria uma referência a similaridade da cor dos cachos maduros com a penugem do pássaro Merle, que povoa os vinhedos da uva na França – inclusive sendo considerado uma praga por alguns produtores. 

 

Tipos de cultivo de Merlot

 

Por ser produzido em diferentes partes do mundo, é comum que existam distinções no modo de fabricação do vinho Merlot. Quanto ao cultivo da uva existem dois padrões: o internacional e o francês.

 

Praticado mais fora da Europa, o padrão internacional prevê que a uva fique mais tempo no cacho, concentrando mais o seu sabor. No Novo Mundo os vinhos Merlot, portanto, apresentam aromas mais intensos, taninos macios e maduros, notam de frutas negras maduras e menor acidez. 

 

Já no padrão francês, que também é bastante adotado no Brasil, as uvas são colhidas no momento certo, dando ao vinho mais frescor e longevidade. Além disso, as bebidas provenientes desse  modelo de cultivo têm aroma delicado, taninos firmes, toques de frutas frescas e mais ácidas, o que a confere uma acidez mais marcante. 

 

Características do vinho Merlot

 

O vinho produzido a partir dessa uva tem aromas predominantemente de framboesa, cereja negra, chocolate, frutas cristalizadas e cedros. Dependendo do terroir, entre tanto, pode adquirir outros aromas. Em climas frios, por exemplo, se destacam os de groselha e ameixas, já nos quentes, os frutas negras.

 

O vinho se destaca por uma cor rubi quando jovem e tons acastanhados quando envelhecido. Seu corpo é considerado médio e os taninos dependem do modo como a uva é produzida, como mencionamos. 

 

Quando o vinho Merlot passa por barris de carvalho, ganha notas de baunilha, canela, chocolate e café. 

 

Harmonização

 

O vinho é uma ótima companhia para carnes vermelhas como fraldinha, maminha, Ancho e filé-mignon. Além disso harmoniza bem com queijos duros e carne suína com capa de gordura. O Merlot não harmoniza  bem com comidas apimentadas, peixes e saladas de folhas.
Agora que você já conhece tudo sobre Merlot, que tal degustar um? Na VinhoBR temos muitas opções com o melhor custo-benefício. Confira.