vinho tinto

Conheça tudo sobre vinho espanhol

A Espanha é o país com maior área de plantação de uvas para fabricação de vinho do mundo e o terceiro maior produtor da bebida. A qualidade do vinho espanhol é determinada por regras rígidas que levam em consideração o local onde este é plantado e produzido, além do seu tempo de guarda. 

 

Existem cinco principais regiões onde são originados os vinhos do país:

 

Castilla la Mancha: esta é uma das maiores áreas vinícolas espanholas. O terroir que contribui para a qualidade das uvas cultivadas na região é caracterizado por um clima seco que apresenta altas temperaturas no verão e baixas no inverno. Uma das principais uvas cultivadas na região é a Tempranillo.

 

Catalunha: localizada no nordeste da Espanha, a região tem grande influência francesa na produção de vinho. O terroir é caracterizado por um clima quente com chuvas moderadas. A produção de vinhos tintos como Tempranillo, Monastrell e Garnacha é bastante relevante na região, mas o destaque fica para o espumante Charmat, produzido com a uva cava

 

Rioja: com um clima estável, protegido naturalmente de temperaturas extremas, ventos e chuvas fortes, a região produz, principalmente, a uva Tempranillo e Garnacha.

 

Andaluzia: localizada próxima à África e ao Mediterrâneo, os vinhos da região são caracterizados, geralmente, como fortificados e licorosos. São mais de 40 mil hectares de vinhedos, que abrigam, principalmente, uvas Moscatel, Airen, Merlot, Pedro Ximenez e Cabernet Sauvignon. 

 

Espanha Verde: a região é conhecida por seus excelentes vinhos brancos, tendo destaque para os produzidos a partir da uva Albariño. 

 

Principais uvas espanholas

 

As principais uvas tintas originais da região são Tempranillo, Cariñena, Monastrell, Graciano, Mazuelo e Mencía. Já entre as brancas o destaque vai para  a Verdejo, Albariño, Xarel-lo e Viura. Já as uvas internacionais que ganham mais destaque no país são a Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc

 

O destaque, porém, entre as espanholas, fica para uvas Tempranillo. Cerca de 95% do vinho produzido com esta casta é feito na Espanha. Eles se caracterizam por terem taninos moderados e notas de frutas vermelhas, chocolate e tabaco. 

 

Classificação dos vinhos

 

Todos os vinhos provenientes da Espanha passam por um tempo de guarda, mesmo que seja de poucos meses. Esse é o fator que diferencia e classifica as bebidas. Os vinhos espanhóis, portanto, podem ser :

 

Jovens: também chamados de “Vino del Año”, são os que devem ser consumidos no mesmo ano da colheita da safra. Geralmente apresentam um sabor frutado, fresco e leve.

 

Crianza: a maturação desses vinhos deve ser de pelo menos dois anos, sendo que, no mínimo, seis meses deve ser feita a guarda em barris de carvalho.  O sabor desses vinhos é marcante, com toques de cereja e baunilha. 

 

Reserva: estes devem passar por pelo menos três anos de guarda, sendo que um deles deve ser feito em barris de carvalho. Geralmente as melhores safras são reservadas para este tipo de vinho, que é intenso, macio e tem toques de terra e folhas secas. 

 

Gran Reserva: essa é a classificação mais rígida de todas e é destinada às safras excepcionais. O envelhecimento do vinho é de cinco anos, sendo que 18 meses devem ser em barris de carvalho. 

 

Experimente vinhos espanhóis

 

Agora que você já conhece as características dos vinhos espanhóis, que tal experimentar? O Cava Espanhola Horus Brut é uma boa opção para brancos e  o Vinã Brava Torres Tempranillo para os tintos.

Essas e outras opções de vinhos espanhóis com o melhor preço estão na VinhoBR.