primitivo vinho

Conheça a uva Primitivo

Originalmente cultivada na região de Puglia, no sul da Itália, a uva Primitivo dá origem a um conhecido vinho tinto com taninos macios e aroma frutado. Do outro lado do oceano, na Califórnia, ela ganhou o nome de Zinfandel e novas possibilidades, como a transformação em vinho rosé, branco e fortificados, como o do Porto. 

 

A uva Primitivo é conhecida desde o século XVIII, apesar de haver relatos de vinhos feitos a partir dela desde 1400. A sua origem é desconhecida, além destas datas, existem múltiplas informações sobre o local natural da fruta, alguns indicam a Itália como berço da Primitivo e outros a Croácia — lá ela ganha o nome de Tribidrag.

 

Independente de onde ela é cultivada, no entanto, uma característica se mantém: a sua colheita antecipada. A uva é conhecida como Primitivo porque enquanto as outras frutas amadurecem perto de outubro, ela está pronta para colheita já em agosto. Dessa forma, apresenta bastante açúcar residual, o que a dá a potencialidade de gerar vinhos com alto teor alcoólico. 

 

Características do vinho

 

Na Itália,  o Primitivo tradicional tem cor rubi intensa, é seco e tem aroma de frutas marcantes, principalmente de ameixas, framboesa e amora. Já a Zinfandel, versão californiana da uva, dá origem a vinhos versáteis, como o White Zinfandel, um rosé claro, leve e doce; ou as variações brancas e fortificadas — nos Estados Unidos, apenas 15% do vinho feito a partir da Primitivo é tinto.

 

Migração

 

Apenas em 1994 se descobriu que a tradicional uva californiana Zinfandel tinha a mesma sequência genética da Primitivo. Quando imigrantes levaram a uva para solo norte-americano, ela adaptou tão bem à região que ganhou popularidade por lá. Apenas quando um fitopatologista desconfiou do sabor parecido dos dois vinhos e decidiu estudá-los é que se soube que pertenciam à mesma família. 

 

Apesar de se fortalecer em terroir distintos, a Primitivo ganha características diferenciadas dependendo das condições em que é cultivada. No sul da Itália, por exemplo, o verão quente e a amplitude térmica aumentam a concentração de cor e aroma na fruta, dando origem a vinhos mais concentrados e complexos. 

 

Harmonização

 

O vinho é melhor harmonizado com carnes vermelhas assadas ou grelhadas e queijos fortes. Na Itália,  um prato conhecido como Braciole a lá pugliese, que se assemelha a carne à rolê, é a combinação perfeita para o Primitivo.

 

Experimente

 

O Conte di Campiano Primitivo di  Manduria é um bom vinho para se experimentar a versão italiana da fruta. Quente e equilibrado, ele tem uma boa estrutura e taninos macios. Já para quem quer degustar a versão californiana, o Califortune Zinfandel é uma ótima opção.

 

Conheça mais rótulos e deguste esse vinho na VinhoBR.