DON MELCHOR, CONSISTÊNCIA DESDE A PRIMEIRA SAFRA…

BANNER-SUPERIOR-1280x249Quando o desenvolvimento vitivinícola estava iniciando no Chile, o destacado empresário chileno Don Melchor, Concha y Toro encomendou cepas nobres da região de Bordeaux, na França, e plantou as suas primeiras parreiras no Vale do Maipo, perto de Santiago.

Com este gesto visionário, foram fundados os primeiros alicerces da Vinícola Concha y Toro em 1883.

Don Melchor foi o primeiro ícone do Chile, o vinho recebeu consistentemente o maior elogio e reconhecimento em toda a sua história desde o início. Isso o confirma como um dos máximos representantes do Cabernet Sauvignon e do terroir Puente Alto como a melhor origem do Chile para produzir essa variedade.Emoji Bandeira do Chile emoji emoticon Bandeira do Chile emoticon

A identidade do Don Melchor é determinada por seu distintivo lugar de origem: o terroir de Puente Alto. Ao longo dos anos, foram identificadas no vinhedo pequenas diferenças que transmitem qualidades particulares ao blend final do Don Melchor.

Fruto de extensa pesquisa, os 127 hectares que formam o vinhedo Don Melchor estão subdivididos em sete lotes de Cabernet Sauvignon e pequenos lotes de Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.

LOTES DON MELCHOR DON MELCHOR

O vinhedo foi dividido em sete lotes, sendo seis de Cabernet Sauvignon e pequenos lotes de Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot, considerando as diferenças na expressão das parreiras e nos vinhos. A condução é feita fileira por fileira, observando-se a necessidade de cada planta para poder atingir o equilíbrio perfeito em relação às características climáticas de cada ano.

Sara Matthews Photography, Brooklyn New York, USA, www.saramatthews.comCOLHEITA

 

A vindima de cada setor é determina degustando-se a uva e realizando-se análises específicas. A uva é colhida manualmente entre meados de abril e o início de maio, e é transportada cuidadosamente em pequenas caixas ou “gamelas” de 10 quilos, que são levadas até a bodega para começar a vinificação.

VINIFICAÇÃOSara Matthews Photography, Brooklyn New York, USA, www.saramatthews.com

Somente os grãos de uva maduros, intactos e saudáveis são selecionados e passam para a próxima etapa, realizada em pequenos tanques de fermentação de aço inoxidável. Cada seção homogênea é vinificada por separado. A coloração e os taninos são extraídos da casca e das sementes da uva, através de uma delicada maceração. Após este processo, a casca e as sementes são prensadas para conservar a qualidade máxima dos taninos das uvas, e todos os vinhos são degustados e selecionados para realizar o blend final, que é transferido, então, para o barril.

BARRIS

Uma nova safra do Don Melchor nasce quando é definida a proporção dos vinhos provenientes dos diversos lotes do vinhedo que formarão o blend final. Em seguida, o vinho é colocado em barris de carvalho francês dos bosques de Allier, Tronçais e Nevers. Cerca de dois terços dos barris são novos e o terço restante já foi usado anteriormente.

ENVELHECIMENTO

Após um período de 12 a 14 meses em barril, o vinho é engarrafado e continua sua maturação por mais um ano, desenvolvendo assim a complexidade e elegância esperada de um Don Melchor.DON-MELCHOR

CONSISTÊNCIA DON MELCHOR

Desde a primeira safra, em 1987, o terroir de Puente Alto nos permitiu obter uma alta qualidade ao longo dos anos. Cada safra de Don Melchor tem sido amplamente reconhecida pelos mais influentes meios de comunicação, que destacam a excelência e a consistência de cada uma delas.CONSISTENCIA

ORIGEM

VIÑA CONCHA Y TOROO Don Melchor provém do vinhedo
Don Melchor, localizado no Vale do Alto Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes e a 650 metros acima do nível do mar. O vinhedo é formado por 127 hectares, dos quais 90% correspondem a Cabernet Sauvignon, 7,1% a Cabernet Franc, 1,9% a Merlot e 1% a Petit Verdot.

As parreiras de Cabernet Sauvignon têm, em média, mais de 30 anos de idade, e correspondem a uma seleção massal pré-filoxera, ou seja, sua origem data das primeiras videiras trazidas de Bordeaux no final do século XIX.

TERRENO ROCHOSORoots in the Don Melchor vineyard of Concha y Toro

Uma das características mais importantes do vinhedo é que ele se encontra sobre a curva de nível aluvial agrícola mais antiga do rio Maipo, cujo solo é composto por um alto conteúdo de minerais, argila, cascalho e pedras arredondadas, devido à erosão provocada por geleiras que avançaram das montanhas para o vale, arrastando material que depois foi depositado nas curvas de nível, conferindo um caráter único ao Don Melchor.

VIÑA CONCHA Y TOROO VINHEDO

Localizado no Vale do Alto Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes e com condições insuperáveis para o cultivo de uvas tintas, nasce o Cabernet Sauvignon mais distinguido do Chile. Ao longo dos anos, foram sendo identificadas nas parreiras pequenas diferenças que fizeram com que o vinhedo fosse dividido em sete seções ou lote, e cada um deles transmite qualidades particulares ao blend final.

CLIMAEmoji sol grande com nuvem pequena na frente emoji emoticon sol grande com nuvem pequena na frente emoticonVIÑA CONCHA Y TORO

Outro fator importante neste extraordinário terroir é a influência do clima frio da Cordilheira dos Andes, que se manifesta na forma de brisas frescas e de um amplo diferencial de temperaturas entre o dia e a noite, durante o período de amadurecimento.

Estas condições favorecem o amadurecimento lento e homogêneo dos taninos, além da conservação de uma acidez justa, fruta vermelha fresca e uma maior concentração de cor e aromas nos frutos.

Emoji taça de vinho emoji emoticon taça de vinho emoticonCom certeza este vinho você encontra em nosso site!Emoji taça de vinho emoji emoticon taça de vinho emoticon

www.vinhobr.com.br

Ou clicando abaixoEmoji seta apontando para baixo emoji emoticon seta apontando para baixo emoticon

don melchor