espumante para ano novo

Espumantes e vinhos tintos para o Ano Novo

As festas de fim de ano são épocas de comemoração e integração. No Ano Novo, o tradicional espumante não pode faltar. Apesar de ser tida como uma bebida elegante, o espumante no Brasil hoje é bastante democrático, existem rótulos de fabricação nacional a preços acessíveis, assim como estão disponíveis opções importadas com valores mais elevados. 

 

A ampla gama de possibilidades existe porque as uvas que dão origem a esse vinho podem ser cultivadas em diferentes regiões. Os espumantes são comumente provenientes de uvas Chardonnay e Pinot Noir e podem ser produzidos por meio de duas técnicas: a Charmat ou a Tradicional. 

 

As diferentes denominações presentes nos rótulos dos espumantes indicam a inspiração para a produção do vinho. Quando o método e a uva são como os praticados a Itália, se dá o nome de Prosecco, já o modelo espanhol se chama Cava e o francês, o mais famoso de todos, Champagne.

 

Versatilidade e refrescância

 

O espumante faz sucesso nas festas de fim de ano por conta da sua adaptabilidade:  por ser mais suave harmoniza com diferentes pratos, principalmente os mais gordurosos uma vez que as bolhas amenizam os lipídios. Além disso, a bebida é refrescante, ideal para o clima brasileiro nesta época. 

 

Para conservar bem uma garrafa de espumante, o ideal é que ela seja mantida protegida da luz e na vertical – principalmente durante seu transporte. A taça perfeita para brindar com espumante é a chamada flûte, que tem um formato mais fino e comprido que ajuda a manter as bolhas do espumante por mais tempo. 

 

Vinho tinto no Ano Novo

 

Há quem prefira, porém, apostar no clássico vinho tinto na festa da virada. Nesse caso, o ideal é escolher vinhos mais aromáticos e que harmonizem com a ceia. Vinhos suaves e com um tempo maior de guarda tendem a ser mais leves, com taninos mais amenizados, e a harmonizar melhor com carnes brancas, geralmente servidas nessas ocasiões. O Pinot Noir, por exemplo, é uma boa opção.

 

As taças ideias aqui são as com baixo comprimento e abertura maior, que ajudam na  melhor degustação e aromatização do vinho.

 

Agora que você já sabe o que procurar no espumante e no vinho tinto para o Ano Novo, escolha a opção que mais agrada na VinhoBR.