Como harmonizar o vinho branco com peixe

A harmonização de vinhos e alimentos é um dos grandes desafios para quem não é especialista na bebida. Para facilitar o entendimento das pessoas sobre o assunto foram criadas algumas “regras de ouro” e uma das principais é que peixe combina com vinho branco. 

 

A lógica é simples: peixe e frutos do mar são tidos como comidas leves e consumidas, geralmente, em ambientes de calor. O vinho branco, por sua vez, também é conhecido por sua leveza e refrescância, o que combinaria tanto com o prato quanto com o ambiente em que ele é servido. 

 

Tal regra, no entanto, é bastante simplista e não ajuda as pessoas a entenderem, realmente, qual a harmonização perfeita entre frutos do mar e vinho. Isso porque, além das diferentes densidades e características dos peixes, é preciso ainda levar em consideração o molho que são servidos para, assim, escolher a bebida ideal que valoriza tanto o prato, quanto a ela própria. 

 

Veja algumas dicas de quais vinhos brancos harmonizam melhor com quais tipos de peixe:

 

Peixes leves

 

Peixes como a tilápia, linguado e robalo tem o sabor mais leve e combinam com vinhos com a mesma característica, como Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Verdejo — bebidas mais cítricas e refrescantes. A tilápia, um peixe de água doce, por exemplo, é caracterizada por ter pouca gordura e espinhos, neste caso, o Pinot Grigio pode ser a pedida ideal para valorizar seu sabor. Já o linguado, também com pouca gordura e bastante delicado, forma um par perfeito com o Chardonnay ou Sauvignon Blanc.

 

Peixes médios

 

Mais encorpados, peixes como bacalhau, bagre, garoupa e truta pedem vinhos de corpo médio e perfumados, como o Chardonnay e Chenin Blanc. O Bacalhau, tão tradicional na culinária portuguesa, é uma das opções em que é necessário olhar o modo como foi feito para escolher a melhor harmonização. Quando servido em postas, por exemplo,  vinhos frutados ou que passaram por carvalho são os ideais, como o Verdejos. 

 

A truta é outro caso de peixe que depende do modo de preparo para se escolher o vinho ideal: quando servida com molho de ervas finas, por exemplo, a melhor opção é um Sauvignon Blanc com aroma vegetal, que completa o sabor do prato.

 

Peixes  carnudos e saborosos

 

Já para peixes com sabores e textura mais marcantes, como salmão e atum, o ideal é a harmonização com Chardonnay e Riesling. No caso específico do salmão, uma boa pedida também é o Pinot Grigio.  Essas opções de vinhos também são ideais para quando falamos de sabores fortes como os de sardinha e anchova.

 

Preste atenção nos molhos

 

Quando os frutos do mar vierem acompanhados de molhos complexos, entretanto, é preciso olhar para mais do que a característica da carne. A famosa moqueca, por exemplo, combina com vinhos que ajudam a equilibrar a untuosidade e o sabor forte dos ingredientes, como Sauvignon Blanc e Riesling.

 

Por outro lado, quando o prato é servido com molhos brancos com base em manteiga  a pedida ideal é o Chardonnay, excelente parceiro de comidas mais pesadas, justamente por ter característica mais encorpada. 

 

Aprecie

 

Agora que você já sabe como harmonizar peixes e vinhos brancos, que tal colocar o conhecimento em prática? Na VinhoBR temos as melhores opções de vinhos brancos, com um ótimo custo-benefício. Conheça.