Inverno: temporada oficial do vinho

O inverno é, geralmente, a estação preferida para os amantes de vinho. Isso porque a bebida combina com esta época do ano e suas atividades típicas. Diferente das estações anteriores, em que eram indicadas opções mais suaves de vinho, agora chegou a vez dos encorpados.

 

Vinhos tintos combinam com os pratos e atividades típicas de inverno e trazem alguns benefícios. Dentre eles, dois se destacam: o aquecimento do corpo e auxílio à saúde.

 

Empiricamente todo mundo sabe que o vinho aquece. Essa sensação é causada por conta do álcool presente na bebida, que funciona como vasodilatador, fazendo com que o sangue flua mais facilmente, o que ajuda na perda de calor e causa a sensação de aquecimento.

 

Que vinho em uma determinada quantidade faz bem à saúde é conhecido, mas essa máxima é ainda mais verdadeira no inverno. Por ser rico em polifenóis, um dos benefícios do vinho é a melhora do sistema imunológico. Nesta época do ano, isso é especialmente importante uma vez que com as temperaturas mais frias é comum que a imunidade baixe.

 

Além destes dois bons motivos para se ingerir a bebida no inverno, existem outros, como:

 

1-  É ideal para acompanhar comidas consumidas nesta estação

 

Geralmente no inverno são consumidos pratos mais pesados, como massas ou carnes e molhos vermelhos. Vinhos tintos Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon são opções perfeitas para harmonizar com o sabor destas comidas. Mas além disso, os taninos presentes nos vinhos tintos ajudam a dissolver a gordura deste tipo de alimento, o que melhora o processo de digestão.

 

2- Pode ser ingerido em temperatura ambiente

 

Como falamos, o vinho é uma bebida que ajuda a aquecer o corpo. Nesta época do ano, ele não precisa ir à geladeira e ser consumido gelado, o que contribui para essa sensação de aquecimento. Como a temperatura ambiente, geralmente, fica entre os 16 º e 18º nesta estação, é possível armazenar o vinho em ambientes abertos uma vez que este é o clima ideal para sua conservação.

 

3- Proporciona diferentes experiências

 

A união dos fatores apresentados até aqui faz que com que o vinho seja a bebida perfeita para encontros e reuniões entre amigos nesta época do ano. Como já falamos, os vinhos tintos são os ideais. Se o prato escolhido for pizza, um Cabernet Sauvignon é uma boa pedida; já se for fondue de queijo, a melhor opção é um Merlot; e aos que preferem um churrasco é preciso estar atento a carne servida: maminha combina com Merlot e contra filé com Tannat, por exemplo.

 

Além das experiências gastronômicas, o inverno torna mais especial as visitas a vinícolas. Nesta época do ano, passeios para localidades como a Serra Gaúcha, Campos do Jordão ou Monte Verde são disputados. Além de ver como é feito o plantio, produção e armazenamento do vinho, é possível nestes passeios degustar algumas opções da bebida.

 

Para ter experiências incríveis neste inverno harmonizadas com um bom vinho, visite a VinhosBR.