Conheça Luigi Bosca (Malbec)

O blog experimentou o famoso Malbec argentino, Luigi Bosca.

 

 

Degustaçãoluigi bosca malbec

O malbec Luigi Bosca é um vinho que mostra o melhor do terroir argentino. Bastante encorpado, macio no paladar e com perfeitos aromas de amoras, groselhas e ameixas sob notas herbáceas de malva, encobrindo o palato de taninos maduros entre uma enorme concentração de fruta e dentro de uma textura untuosa. Exala complexidade em todos os sentidos, sendo perfeito para acompanhar um jantar, uma noite romântica ou um simples momento em frente a lareira, sendo ótima com carnes vermelhas marinadas com ervas ou especiarias e depois grelhadas, carne de porco, cozinha fusion ou prato laqueado. Muito bem harmonizado com carnes assadas e queijos duros. Um sucesso de vendas, e grande sinônimo de vinho argentino.

 

ORIGEM: vinícola Luigi Bosca e os vinhedos da região de Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina;

COMPOSIÇÃO: totalmente elaborado com uvas Malbec;

ÁLCOOL: 13,6%;

ENVELHECIMENTO: 12 meses em barricas de carvalho;

 

O vinhedo

luigi bosca malbec vinho argentino

A família Arizu, produtora dos vinhos Luigi Bosca.

A família Arizus constantemente tem se esforçado para conseguir a expressão máxima do vinho argentino. Eles reconhecem que foram abençoados com um terroir privilegiado onde solo, clima e variedades de plantas encontram a combinação perfeita. Toda a harmonia destes elementos, juntamente com o estudo do ambiente de cada pedaço de terra onde as vinhas são plantadas, permite que Luigi Bosca tenha vinhos únicos, cheios de personalidade e caráter.

Luigi Bosca possui sete vinhas cobrindo uma área de mais de 700 hectares. As propriedades estão localizadas em Luján de Cuyo, Las Compuertas, Vistalba, Carrodilla, dois vinhedos na região de Maipú e no Vale de Uco. O vinhedo mais velho registrado é de 1863, “Finca Los Nobles” em Las Compuertas, lar dos melhores vinhos da adega Luigi Bosca.

As uvas sofrem influência de invernos bastante frios, primaveras brandas e verões frescos, típicos da região, com grandes diferenças térmicas entre os períodos diurnos e noturnos. Temperatura média no verão de 22°C, no inverno de 6°C e mínima de – 6°C. Precipitação anual de 197 mm.

O solo é de origem aluvial. Limosos, calcários e profundos, com um subsolo de cascalhos e pedras arredondadas e de boa drenagem, sofrendo inclinação de 1,5% oeste-leste e 1% sul-norte.
Os vinhedos estão situados entre 1.150 e 780 metros acima do nível do mar, e regados com água pura do degelo que baixa da Cordilheira dos Andes. A vinícola adota princípios do sistema de cultivo biodinâmico, que trata de potencializar a planta para fortalecê-la e que defenda-se por si mesma.

Vinificação

A seleção dos cachos e grãos é realizada de forma manual, sobre esteiras móveis, seguida de desengace. Após o processo de seleção e de desengace, são fermentadas em cubas de aço inoxidável com temperaturas entre 26 e 28°C, tendo uma ou duas remontagens durante os primeiros dias (a fermentação se completa após 10-12 dias). O descube a tanques de aço inoxidável ocorre a temperaturas mais altas, para facilitar a limpeza e decantação das partículas grossas em suspensão. Em seguida passa-se o vinho a barricas de carvalho francês – novas e de um ano – para realizar a fermentação malolática.

O envelhecimento ocorre em 8 meses dentro de barricas de carvalho francês, novas à um ano de uso, e após tem estimativa de guarda de pelo menos oito anos.

 

Um vinho intenso, encorpado e elegante, com grande ar da personalidade argentina. Para comprá-lo, acesse nosso site:

 

comprar