Malbec da França para a Argentina um sucesso no Brasil…

Malbec é a uma uva que tem origem na região Bordeaux (França).uvamalbec-www.vinhobr.com.br

As primeiras mudas chegaram à Argentina na segunda metade do Séc. XIX trazida pelo técnico francês Louis Pouget e teve rápida difusão em Mendoza ainda que não fosse a variedade mais plantada.

Até os anos 1980 isso cabia à italiana Bonarda o que não era de surpreender porque a vinicultura de Mendonza  foi decisivamente influenciada pela imigração italiana. Em 1990 a Malbec representava apenas 5% do total cultivado. Em meados da década de 2000 esse índice tinha passado para 12% atingindo malbec-www.vinhobr.com.bragora perto de 15% do total, o que é muito para uma região com tantas variedades diferentes, brancas e tintas. Basta lembrar que a área de cultivo da Malbec na Argentina representa 60 % do total mundial (França, Argentina, Chile e Califórnia incluídos).

A área argentina mais tradicional, por apresentar atributos de solo e clima favoráveis, é a Zona Alta do Rio Mendoza, incluindo as localidades de Vistalba, Agrelo e Perdriel, entre outras.

Seu aroma…

Sua coloração é intensa, seu aroma é de amora, ameixas e mel, e possui grande habilidade para amadurecer com perfeição. Quando os vinhos são envelhecidos em barris de carvalho, a fragrância de baunilha e o suave tanino são perfeitos acompanhantes para uma bela carne vermelha ou até um doce de amora.

Características dessa uva…

De modo geral um vinho  Malbec apresentará coloração intensa, escura, puxando para uma cor vermelho púrpura, com aromas que lembram frutas vermelhas e ameixas maduras. Com envelhecimento em carvalho o vinho pode ganhar estrutura e seus aromas tornam-se muito mais complexos. Mas, é importante se dizer que as características dessa casta podem variar bastante dependendo do terroir em que é plantada.

A uva Malbec também está presente no Chile, na África do Sul, na Austrália, no Canadá, nos Estados Unidos, na Itália, na Espanha, no Marrocos e na Suíça.

Vinhos Malbec destaques…

Vinho Agentino Dv Catena Zapata Malbec Nicasiadv-catena-nicasia-malbec-www.vinhobr.com.br

O Nicasia é elaborado com a primeira fileira do vinhedo Altamira, plantada em pé franco em uma altitude de 1.180m. Classificado com 94 pontos pela Wine Spectator, é um tinto longo, cremoso e impressionante para a revista. A The Wine Advocate de Robert Parker também achou o vinho impressionante, denso e cheio de camadas, concedendo ao Nicasia a fantástica nota 97 na safra 2004.

 

 

luigibosca-testimonio-malbec-www.vinhobr.com.brLuigi Bosca Testimonio Malbec Old Vines

Seleção de vinhas em Vistalba e Luján de Cuyo; Vindima manual; Seleção de cachos; Fermentação em cubas de aço inox controladas a 28°C, com inoculação de leveduras; Amadurecimento; Corte e engarrafamento.

 

 

Vinho Argentino Alamos Seleccion Malbec2vinho-alamos-sellecion-malbec-catena-www.vinhobr.com.br.jpg

Alamos Malbec apresenta uma cor púrpura escura com reflexos violeta. O nariz oferece intenso de frutas negras com notas florais leves e tostado. Na boca é um vinho de grande concentração, com cassis e framboesa sabores pronunciados e ligeiramente à esquerda para chocolate e especiarias doces do envelhecimento em carvalho. O final é longo, com taninos maduros e sedosos.

 

vinho-argentino-angelica-zapata-malbec-www.vinhobr.com.brVinho Argentino Angelica Zapata Malbec

Este disputado Malbec é produzido para o mercado interno argentino, onde é cultuado e esgota-se rapidamente, alcançando preços estratosféricos em safras antigas. As uvas vêm de vinhas selecionadas, plantadas em grande altitude, com rendimentos muito baixos, que resultam em um vinho muito complexo e exuberante, com excelente presença de boca e enorme capacidade de envelhecimento.

comprar

Todos esses vinhos estão disponíveis em nosso site:

www.vinhobr.com.br