Massas e vinhos – saiba como harmonizar

Que vinhos e massas formam uma combinação perfeita todo mundo sabe, a grande dúvida gira em torno de entender como harmonizar a comida com a bebida a fim de exaltar as características das duas.

 

Existe uma máxima que diz: “vinho tinto com molho vermelho, vinho branco com molho branco”. Bom, para não errar saber dessa “regra” já é um bom começo, mas existe muito mais na harmonização de vinhos e massas em se levar em consideração. A localização do prato e do rótulo é um exemplo: sempre procure localizar sua combinação. Se vai comer uma macarronada à bolonhesa típica italiana, o ideal é procurar por um vinho da mesma nacionalidade.

 

O importante não é olhar a massa em si, mas o molho que a acompanha. Conheça as melhores combinações:

 

Molho bolonhesa

Além da acidez do tomate, esse tipo de molho, comum em macarronadas e lasanhas, ainda conta com a suculência e gordura da carne. Por isso, o ideal é harmonizar com um vinho que limpe o paladar. São indicados os tintos concentrados, com sabor e taninos marcantes. Além disso, é ideal que o vinho tenha aroma frutado, o que combina com o tomate do molho. 

Sugestão: Merlot e Cabernet Sauvignon

 

Molho de frutos do mar

Por conta do sabor marcante dos frutos do mar e peixes, o vinho que mais harmoniza com esse prato é um rosé leve, floral e frutado. Como a  bebida é fresca, ainda combina com o clima de praia típico do prato.

Sugestão: Rosé de Merlot ou Malbec

 

Molho de tomate

Também conhecido como ao sugo, além de ser base para outros molhos, ele pode ser protagonista de um prato de massas. A acidez e a característica frutada do molho devem ser transpostsa para o vinho na harmonização. Por isso, tintos de médio corpo, com aromas frutados e acidez acentuada são os ideais.

Sugestão:  Chianti, Merlot

 

Molho branco

Esse tipo de molho apresenta uma textura cremosa e tem um paladar mais engordurado, pedindo um vinho que ajude a equilibrar essas características. Como dito na regra de ouro, a melhor harmonização nesse caso é com vinhos brancos.

Sugestão:  Chardonnay

 

Molho pesto

Feito, geralmente, com manjericão, nozes e parmesão esse molho é conhecido pela sua leveza, ao mesmo tempo que apresenta um sabor intenso. A melhor harmonização é com vinhos brancos, também leves e frescos.

Sugestão: Sauvignon Blanc

 

Molho carbonara

Uma mistura de ovos, bacon e queijo, esse molho tem estrutura encorpada e é repleto de sabor. Sua harmonização deve ser com vinhos também bem estruturados e com notas defumadas, que exaltam o bacon. 

Sugestão: Tannat

 

Aprecie

 

Se você gostou das dicas e quer colocar em prática as harmonizações, visite a VinhoBR e encontre os melhores rótulos com os melhores preços.