Os 7 maiores mitos sobre o consumo de vinho

O consumo de vinho, muitas vezes, é barrado por conta de alguns preconceitos. Se criou diferentes mitos em volta da produção e apreciação da bebida que faz com que as pessoas se afastem. O conhecimento sobre vinho é realmente uma disciplina complexa, mas não é preciso ser especialista para apreciar uma boa bebida – e esse é o primeiro mito a ser  superado. 

Qualquer pessoa pode apreciar um bom vinho, basta entender qual tipo de uva e combinação agrada mais a seu paladar. Separamos os sete principais mitos sobre o consumo e preparação da bebida, confira o porquê não são verídicos:

1 -Vinho bom é vinho caro

Os fatores que encarecem um vinho nem sempre têm relação com o seu modo de preparo, ou seja, não influenciam em sua qualidade. Algumas regiões, por exemplo, tem custo de produção mais elevado, mão-de-obra cara e diferença cambial. Nenhum destes fatores garante a qualidade de um vinho, mas todos eles aumentam seu preço.

2 – Vinho bom é vinho mais velho

Na verdade, se formos olhar de perto, nem 30% dos vinhos mais comuns hoje melhoram com o tempo. A interação do vinho com o oxigênio é o que prejudica a manutenção das propriedades da bebida. Para um bom envelhecimento é preciso que o vinho seja complexo e encorpado o suficiente para “sofrer” menos com a ação do oxigênio, por isso, a maioria dos rótulos deve ser consumida em até cinco anos.

3 – Uva branca faz vinho branco e uva vermelha faz vinho tinto

O que dá a coloração ao vinho é a casca da uva, por isso, é possível que uvas vermelhas,  bem fermentadas e sem cascas deem origem a vinhos brancos. Por outro lado, as uvas brancas são, muitas vezes, utilizadas na composição de vinhos tintos, para dar mais aromas a eles.

4 – Screw Cap é utilizado apenas em vinhos de baixa qualidade

Na verdade, o Screw Cap tem sido cada vez mais utilizado em todos os tipos de vinho por separar melhor a bebida do ar do que as tradicionais rolhas de cortiça. Para os vinhos mais jovens, este tipo de vedação é a mais indicada- além disso é mais barata do que a rolha, contribuindo para a diminuição do preço da bebida. 

5 – Todo vinho com bolhas é Champagne

O Champagne é uma bebida proveniente de uvas da província de Champagne, na França. Somente os espumantes produzidos nesta região podem ser chamados verdadeiramente da Champagne. Os  outros vinhos gaseificados, são apenas espumantes.

6 – Vinho doce tem adição de açúcar

Nem todos. Os vinhos fortificados ou de colheita tardia têm um tom adocicado ao paladar, mas nenhum deles leva açúcar, é o próprio processo de fabricação que faz com que o açúcar residual – aquele que não virou álcool – deixe a bebida com esta característica. 

7- Só países frios fazem bons vinhos

A principal condição para um amadurecimento da uva que proporciona um bom vinho é a amplitude térmica. Desde que faça calor durante o dia, mas a noite esfrie, é possível ter vinhos de qualidade. 

Agora que você já conhece a verdade sobre alguns dos principais mitos do consumo de vinho, experimente os rótulos do Vinho BR.