mulher-segura-vidro-vinho-antes-grupo-uva-mentindo-pretas-prato_1304-2851

Páscoa: a combinação afrodisíaca entre vinho e chocolate

A Páscoa traz consigo, além dos símbolos de renovação, uma época cheia de chocolates. E por que não harmonizá-los com vinho? Por mais que demande conhecimento, a combinação de chocolate e vinho pode ser muito agradável ao paladar.

Além disso, a harmonização destes dois itens ainda é benéfica para a saúde. Isso porque ambos são ricos em flavonoides, compostos encontrados em plantas que ajudam a combater os radicais livres. Por outro lado, a junção destes dois elementos ainda contribui para combater o envelhecimento. De acordo com estudos recentes, o chocolate amargo e o vinho tinto apresentam um componente chamado de resveratrol, que ajuda na renovação celular.

Mas, assim como com os alimentos salgados, existem combinações específicas entre vinhos e chocolates que favorecem os dois, despertando um sabor afrodisíaco e único.

Conheça as melhores combinações entre vinhos e chocolate e desperte sabores afrodisíacos nesta Páscoa:

Chocolate Amargo –

Os chocolates amargos, com cerca 50% a 75% de cacau, têm uma estrutura menos doce e com menos gorduras, além de serem ricos em polifenóis.  Essas características contribuem para que este tipo de chocolate harmonize melhor com vinhos, principalmente os mais encorpados. Se complexos e aromáticos, melhor ainda. Outra característica do vinho que melhor combina com chocolate amargo é ser rico em açúcar residual. Vinhos tintos de sobremesa e vinho do Porto são as melhores opções.

Os vinhos tintos secos também são uma ótima opção para harmonizar com chocolate amargo. Neste caso, apostar em Cabernet Sauvignon e Syrah acentua o sabor do chocolate e valoriza o vinho.

Chocolate ao leite –

Mais doce, esse tipo de chocolate tem também maior percentual de gordura, o que facilita sua harmonização com vinhos, principalmente os mais doces. Vinhos tintos de colheita tardia são ótimas opções, uma vez que, por conta da sua desidratação no pé, a uva colhida mais tarde tem maior concentração de açúcar. A doçura do vinho entra em sintonia com a do chocolate ao leite, formando uma bela combinação.

Outras opções são o vinho do Porto, que imprime sabor de frutas vermelhas ao chocolate, ou Maury, o Porto francês que tem nuances mais terrosas e por isso combina com trufas ou chocolates mais adocicados.

Chocolate branco –

Esta variação não é considerada propriamente um chocolate por muitas pessoas. Isso porque ela é produzida a partir da gordura do Cacau e não diretamente da fruta. Mas para o paladar de muitas outras, o chocolate branco é especial. Por ser muito gorduroso, ele harmoniza bem com espumantes moscatel. O Perlage, sensação proveniente das bolhas de gás carbônico, e a acidez desse tipo de vinho ajudam a diminuir a sensação de gordura na boca.

Os vinhos tintos secos também são uma ótima opção para harmonizar com chocolate branco. O Pinot Noir é um exemplo de combinação ideal, isso porque a gordura presente no chocolate acentua o sabor das frutas vermelhas encontradas no vinho.

Adquira os vinhos e crie novas experiências nesta Páscoa.