Philippe de Rothschild: o barão do vinho

Conheça Philippe de Rothschild: o barão do vinho que inovou mercado

 

A família Rothschild, que até meados de 1900 era conhecida por seus negócios na área financeira, expandiu seus domínios para o mercado de vinhos, imprimindo seu nome em um dos rótulos mais famosos do mundo. A empreitada da família no setor vinícola começou em 1853, quando Nathan Mayer Rothschild – filho de Mayer Amschel Rothschild, que fundou o banco da família e a inseriu na nobreza da época – comprou a propriedade Château de Brane-Mouton, localizada  em Bordeaux. 

 

A localidade foi rebatizada de Mouton Rothschild. Em 1868 a propriedade foi comprada pelo irmão de Nathan, James, que  faleceu pouco tempo depois. A propriedade ganhou notoriedade e destaque, no entanto, sob o comando de outro Rothschild: Philippe. 

 

Sempre em busca de maior qualidade para seus vinhos, Philippe apostava na inovação. Ao perceber que as bebidas perdiam a qualidade durante o engarrafamento – feito em indústrias distantes das vinícolas – o empresário decidiu  trazer essa etapa para dentro de sua propriedade, o que mais tarde foi reproduzido por outros produtores.

 

Outra inovação encabeçada pelo Barão foi os rótulos ilustrados. Até 1945 os vinhos não traziam figuras em seus rótulos, foi Phillipe que começou com essa tendência em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial

 

Durante sua gestão, Phillipe também expandiu os negócios, adquirindo propriedades vizinhas e aumentando a vinícola da família.

 

Reconhecimento

 

Durante anos, Philippe lutou para ter a chancela de premier grand cru, que confere aos vinhos o título máximo de qualidade. Apenas em 1973 o título foi conquistado, concretizando a fama que os vinhos da vinícola já detinham de alta qualidade e inovação. 


 

Phillipe morreu aos 86 anos em 1988. Sua filha, conhecida como Baronesa Philippine, assumiu os negócios e se tornou a primeira mulher a comandar uma grande vinícola. Assim como seu pai, a Baronesa tinha um faro aguçado para os negócios, fazendo parcerias e investimentos que aumentaram o alcance e qualidade dos vinhos da família. 

Vinhos

 

Ficou interessado em degustar uma bebida que carrega tanta história consigo? Os vinhos das vinícolas da família atendem a todos os gostos. O Mapu Reserva Carmenere, por exemplo, é fruto da expansão realizada para o Chile a fim de diversificar os negócios e aproveitar a fama do novo mundo para conquistar novos mercados. 

 

Cerca de 50% deste vinho passa por procedimento de envelhecimento em barris de carvalho durante seis a oito meses.Sua cor é rubi e a bebida apresenta aromas de frutas negras e especiarias, como  café. Seus taninos são equilibrados e sedosos, conferindo à bebida como um todo a característica equilibrada. 

 

Na VinhoBR você encontra esse e outros rótulos da vinícola de Philippe Rothschild. Visite o site e deguste um vinho de uma das vinícolas mais famosas do mundo.