Processo de elaboração dos vinhos tintos

003 600x600

O processo de produção do vinho tinto é longo e cada etapa precisa ser feita com muita atenção para o resultado ser positivo. Nem todos os produtores seguem uma “receita”, podendo mudar um ou outro processo, mas em geral, a elaboração de vinhos tintos segue as seguintes etapas:

 

1 – Colheita: O primeiro passo para a produção de vinho é tirar os cachos de uva do pé. Aqui é precisa prestar muita atenção se a maturação da fruta está no período ideal: uma uva muito madura ou colhida cedo demais pode mudar as características do vinho. 

 

2- Seleção: Em uma esteira ou em uma mesa, dependendo do tamanho da vinícola, as uvas passam por uma triagem para tirar as que não estão no seu estado ideal.

 

3- Desengace: Nesta etapa, uma máquina separa o bago da fruta de todo o resto. O nome do processo vem do “cabinho da uva”, também chamado de engaço, que é retirado nesta hora.

 

4- Maceração: Aqui é que os vinhos começam a ganhar personalidade. Neste processo o líquido proveniente da uva entra em contato com a casca e os componentes presentes nela – essa etapa é que diferencia o vinho tinto do vinho branco, isso porque este último não tem contato com a casca neste processo. O jeito como o processo é feito determina muitas características do vinho, como se ele será jovem ou de guarda, sua cor e o grau de presença de taninos, por exemplo. 

 

5- Fermentação: Feita em diferentes recipientes, dependendo do estilo da vinícola, a fermentação consiste na transformação do açúcar da uva em álcool. Além de escolher se o vinho passará por essa etapa em um tanque de inox ou barricas de carvalho, o produtor ainda pode optar por usar leveduras nativas da uva ou adicionadas à ela para fermentar o açúcar. Além da fermentação alcoólica, existe também a malolática, que é uma etapa opcional usada, geralmente, para diminuir a acidez e dar equilíbrio ao vinho.  

 

6- Clarificação e estabilização: Depois de fermentado o vinho passa por um processo para retirar as impurezas e é resfriado por mais de uma semana para  a retirada dos sais provenientes das etapas anteriores. 

 

7- Amadurecimento: Os produtores costumam deixar o vinho amadurecer em recipientes de sua escolha, a fim de incrementar a complexidade da bebida e suavizar a presença dos taninos. 

 

8 – Filtração: Após o tempo de amadurecimento, o vinho passa por um filtro para retirar a parte sólida que se forma.

 

9 – Engarrafamento: Por último, portanto, é feito o processo de engarrafamento da bebida e comercialização.

 

O modo como cada etapa é feita é o que define quais serão as características do vinho. Por isso, mesmo as bebidas que são provenientes da mesma fruta, às vezes podem gerar sensações diferentes ao paladar e olfato. 

 

Agora que você sabe como o vinho tinto é produzido, que tal degustar um? A VinhoBR tem uma enorme variedade de vinhos a preços justos.