temperatura ideal vinho

Qual a temperatura ideal para cada vinho?

A temperatura ideal de consumo de cada vinho é uma característica importante de se observar para poder apreciar a bebida com os aromas, sensações, corpo e gosto adequados. Servir a bebida em temperatura mais elevada ou mais baixa do que o ideal muda suas composições, alterando significativa a experiência com o vinho. 

 

Temperaturas mais quentes, por exemplo, acentuam o álcool das bebidas e seu sabor adocicado. Isso acontece porque,  com a temperatura alta, o álcool evapora mais rápido da taça, se destacando tanto no paladar quanto no nariz. Os açúcares também se destacam em climas mais quentes, o que nos leva a perceber mais um sabor adocicado.

 

Por outro lado, em ambientes mais frios o que se destaca é a acidez. Por isso, geralmente vinhos brancos e espumantes são servidos em temperaturas mais baixas . 

 

Qual a temperatura adequada para cada vinho?

 

Para poder apreciar a bebida com o sabor que ela realmente deveria ter, portanto, é preciso respeitar a chamada temperatura de serviço dos vinhos. É comum ouvirmos que a temperatura ambiente é a ideal, mas como moramos em um país tropical, dificilmente essa regra se aplica. 

 

Os espumantes devem ser servidos em uma média de 6ºC , assim além da acidez, é preservado o frescor da bebida. Já vinhos brancos têm uma temperatura de serviço entre 6ºC e 12ºC. Os  brancos doces e rosés devem ser servidos entre 6ºC e 8ºC. Tintos leves podem ser apreciados com toda sua potência entre 14ºC e 16ºC. Já os mais encorpados, entre 16ºC e 18ºC. E os vinhos fortificados, como o do Porto,  também devem ser servidos entre 16ºC e 18ºC. 

 

Além de cuidar com os métodos de armazenagem dos vinhos para que eles permaneçam nessas temperaturas antes de serem consumidos, é preciso prestar atenção na quantidade servida na taça. Quando a enchemos muito, o vinho logo perde a temperatura de serviço e ganha novas propriedades. 

 

Como manter a temperatura ideal?

 

Para apreciar um vinho com todas suas propriedades, o ideal é colocá-lo na geladeira, se for o caso, só um pouco antes de bebê-lo. Isso porque a umidade baixa da geladeira interfere  na elasticidade da rolha, permitindo que entre mais oxigênio em contato com a bebida, acelerando seu amadurecimento. 

 

O ideal, quando se for refrigerar o vinho, depois de aberto, é deixá-lo na posição vertical, pois assim a área de contato com o oxigênio também é menor.

 

Para quem tem adega, é preciso prestar atenção nos diferentes tipos de vinho que serão armazenados em conjunto. Para servir em uma mesma refeição vinhos brancos e tintos, por exemplo, o ideal é que os tintos fiquem armazenados na parte de cima da adega, onde  o ar é mais quente, e os brancos na de baixo, região mais fria. 

 

Agora que você já sabe qual a temperatura ideal para beber os vinhos e como alcançá-la, que tal apreciar uma boa bebida? Na VinhoBR você encontra os melhores vinhos pelos melhores preços. Confira.