Receitas com vinho: Veja cinco receitas de Drinks

Os vinhos são bebidas já prontas para o consumo e com diferentes modalidades. Assim, existem opções para todos os gostos: mais suaves, mais adocicados, mais ácidos, mais amargos e assim por diante. Mas há quem deseja inovar e usar a bebida como ingrediente para drinks.

As bebidas feitas a partir da mistura de vinhos com outros ingredientes são ideais para servir em coquetéis, antes de refeições ou até mesmo em festas. Conheça algumas opções de bebidas feitas a partir de vinho:

1- Vinho quente:

Comum nas festas de junho, o vinho quente, ou  popularmente conhecido por quentão, é uma bebida feita a partir de açúcar, cravo, canela, vinho tinto suave e outros condimentos que variam de acordo com cada região. O preparo é simples: é só colocar meia xícara de açúcar,  dez cravos-da-índia, uma xícara de água, cinco canelas em pau e um litro do vinho em uma panela e aquecer. Há quem coloque os cravos espetados em uma maçã e quem acrescente raspas de casca de laranja e limão. A bebida é ideal para ser servida no inverno.

2- Clericot de frutas vermelhas:

A bebida é ideal para tomar como um refresco antes das refeições, por exemplo. Nela são misturados 200 ml de vinho tinto, 15 ml de licor de frutas vermelhas, as próprias frutinhas congeladas (com morango, amora, framboesa…) e um sachê de destilado de pêra. Misture tudo primeiro sem o sachê de destilado e por último o acrescente misturando aos poucos.

3-  Sangria

A Sangria é ideal para festas e coquetéis, ela pode ser feitas com diferentes tipos de vinho e frutas – dependendo do sabor e intensidade que se quer que a bebida tenha. Em uma receita coringa de Sangria vão duas fatias de abacaxi e uma laranja picadas, açúcar, suco de limão taiti, uma dose de conhaque, uma garrafa de vinho branco ou tinto e 200ml de soda limonada. Misture tudo sem o vinho e a soda e deixe curtir por alguns minutos, depois adicione estes dois ingredientes e sirva. Por ser uma bebida de origem espanhola, é ideal para ser servida com frutos do mar.

4 – Espanhola

Essa bebida é mais conhecida como batida de vinho. Servida como entrada em muitos restaurantes, é popular por seu gosto adocicado. Na sua receita vai meio copo de vinho tinto, quatro colheres de leite condensado e gelo. Depois, é só bater tudo no liquidificador e servir.

5- Caipirinha de vinho

Como não poderia faltar, a caipirinha, tradicional bebida brasileira e que pode ser servida em diferentes ocasiões, também ganhou sua versão com vinho. A receita leva uma garrafa de vinho suave, meia garrafa de cachaça, dois a três limões, gelo e açúcar. Em um recipiente esmague o limão com o açúcar e misture com o vinho e a cachaça. Sirva em porções individuais.

Vinho: uma bebida eclética

Existe uma infinidade de drinks que podem ser feitos a partir da mistura com vinho. A dica para acertar é: misture vinhos mais doces com frutas mais cítricas e vinhos mais suaves com frutas mais adocicadas. Bebidas com vinho tinto são mais pesadas e podem ser servidas como entradas ou drinks, já bebidas com vinho branco ou suave são mais leves, e  combinam bem como acompanhamento de refeições.

Escolha seu vinho e surpreenda seus convidados com um drink diferente.