Conheça as inconfundíveis uvas Moscatel

Moscatel é o nome de uma versátil família de uvas, que variam entre uvas brancas e tintas, viníferas e híbridas (combinações genéticas de uvas de mesa e de uvas finas). Conta a história que estas uvas, entre das mais antigas do mundo, são originárias da Grécia e se espalharam pelo Mediterrâneo a partir da Alexandria e do Egito, onde encontraram regiões que forneceram o clima ideal para seu desenvolvimento. Atualmente são encontradas em vários países, por isso seu nome varia de acordo com a região: Muscat na França, Moscato na Itália e Moscatel no Brasil, Portugal e Espanha.

O aroma predominante dos vinhos Moscatel é frutado com presença de uva, damasco, pêssego e suaves notas florais de jasmim e rosas. Por isso, vinhos produzidos com essas uvas são facilmente identificados, principalmente pelo aroma e sabor da uva, característica surpreendentemente rara em vinhos.

A grande versatilidade, característica que nenhuma outra família apresenta, permite que essas uvas produzam vinhos secos, aromáticos e frutados, bem como espumantes e vinhos de sobremesa.

Uvas Moscatel

Há cerca de 150 variedades de uvas da família Moscatel, no entanto algumas são mais utilizadas para a produção de vinhos, tais como:

  • Moscatel Branca

É a segunda uva vinífera mais plantada do Brasil e é a mais usada na produção de vinhos licorosos e espumantes doces produzidos no mundo.

  • Moscatel da Alexandria (Moscatel de Setúbal)

Esta foi uma das primeiras variedades da família Moscatel, originou-se ao redor da cidade de Alexandria, na borda do rio Nilo, no Egito e é resultado do cruzamento das variedades Moscatel Branca e Moscatel de Málaga.

 

  • Moscatel Rosa (Muscat Rosé ou Muscat Rouge)

O nome dessa variedade remete ao aroma e paladar floral de rosas predominante nos vinhos, que também apresentam coloração suavemente rosada.

  • Moscatel Negra (Moscatel de Hamburgo)

É uma das únicas uvas tintas da família Moscatel e, além de produzir vinhos, também pode ser consumida in natura ou como uva-passa.

  • Moscatel Laranja (Moscatel Flor de Laranja ou Moscatel de Jesus)

Essa variedade, amplamente cultivada na Itália, produz espumantes doces e o raro vinho branco seco.

Espumantes Moscatel

Os espumantes Moscatel são produzidos geralmente pelo método Charmat ou por sua variação, o método Asti. No primeiro método o espumante passa por duas fermentações, sendo a segunda dentro de um tanque de aço inox (autoclave), eliminando as etapas manuais do método tradicional. No método Asti, o vinho também é levado para fermentar dentro da autoclave, no entanto, a fermentação acontece apenas uma vez, sendo interrompida por um choque térmico quando o espumante atinge o teor alcoólico entre 6 e 9%.

No Brasil os espumantes Moscatel são muito famosos e queridos, principalmente por combinar bem com o clima tropical, serem sofisticados, delicados e adocicados. Para degustar esse espumante, recomendamos três rótulos brasileiros de altíssima qualidade:

 

Harmonização

A versatilidade das uvas Moscatel se aplica também à harmonização dos vinhos produzidos por ela. Como costumam ter baixos níveis de álcool e doçura ressaltada, é possível combina-los com entradas leves e aperitivos, assim como com pratos agridoces, gordurosos e condimentados com especiarias aromáticas como gengibre, canela, cardamomo e pimenta.

O espumante Moscatel pode ser degustado sozinho, com frutas na taça, como morango, ou harmonizado com sobremesas com frutas, mousses, sorvetes e biscoitos. É uma bebida muito presente em datas comemorativas e festas de fim de ano porque harmoniza bem com panetone de frutas e rabanada.