3

Vinho e chocolate: saiba fazer a combinação perfeita nesta Páscoa

Tradicionais na Páscoa, vinho e chocolate formam uma bela combinação se harmonizados da maneira correta. As regras de ouro para acertar no combo bebida e doce são:

  • Combine a doçura: para chocolates mais doces, procure por vinhos mais adocicados;
  • Acerte na acidez: vinhos mais ácidos ajudam a limpar o paladar entre um doce e outro, tirando a sensação amanteigamento deixada pelos chocolates mais gordurosos.

De olho na saúde

Além de ser uma harmonização que agrada o paladar, a combinação de vinho e chocolate ainda é benéfica para a saúde. Isso porque ambos são ricos em flavonoides, compostos encontrados em plantas que ajudam a combater os radicais livres, e, portanto, contribuem para combater o envelhecimento.

Estudos recentes apresentam mais uma vantagem na combinação desses elementos: o chocolate amargo e o vinho tinto apresentam um componente chamado de resveratrol, que ajuda na renovação celular.

Como harmonizar

Assim como as opções de vinhos são inúmeras, as de chocolate também não deixam a desejar. É preciso estar atento a alguns conceitos para saber fazer a combinação perfeita:

Vinhos de colheita tardia: estes são produzidos com as uvas que foram colhidas mais maduras e por consequência têm maiores concentrações de açúcar. Por isso, quando se usa esse termo, lembre que as bebidas são mais doces naturalmente.

Vinhos licorosos: também conhecidos como fortificadas, estas bebidas recebem adição de álcool vínico durante a vinificação. Isso faz com que as leveduras parem de fazer a fermentação da uva, deixando maior o nível de açúcar natural da fruta. Ou seja, além de um grau alcoólico mais elevado, essas bebidas são também são mais doces. 

Tendo esses conceitos em mente, como saber qual tipo de vinho combina com qual modalidade de chocolate? Além de usar as regras de ouro, é possível seguir as seguintes combinações:

Chocolate Amargo –

Os chocolates amargos, com cerca 50% a 75% de cacau, têm uma estrutura menos doce e com menos gorduras, além de serem ricos em polifenóis. Essas características contribuem para que este tipo de chocolate harmonize melhor com vinhos mais encorpados, complexos e aromáticos. Outra característica do vinho que melhor combina com chocolate amargo é ser rico em açúcar residual. Vinhos tintos de sobremesa e vinho do Porto são as melhores opções: além do equilíbrio de sabores, o teor alcoólico deles  ajuda a limpar o paladar da gordura do doce.

Para os chocolates acima de 70% cacau, que apresentam um amargor mais acentuado, o ideal é combinar com vinhos de taninos fortes.

Em um geral, os vinhos tintos secos são uma ótima opção para harmonizar com chocolate amargo, principalmente se foram jovens. Neste caso, apostar em Cabernet Sauvignon e Syrah acentua o sabor do chocolate e valoriza o vinho.

Chocolate ao leite –

Mais doce, esse tipo de chocolate tem também maior percentual de gordura, o que facilita sua harmonização com vinhos, principalmente os mais doces. Lembre da regra: sabores parecidos combinam mais. 

Vinhos tintos de colheita tardia são ótimas opções, uma vez que, por conta da sua desidratação no pé, a uva colhida mais tarde tem maior concentração de açúcar. A doçura do vinho entra em sintonia com a do chocolate ao leite, formando uma bela combinação.

Outras opções são o vinho do Porto, que imprime sabor de frutas vermelhas ao chocolate, ou Maury, o Porto francês que tem nuances mais terrosas e por isso combina com trufas ou chocolates mais adocicados. Vinhos Tawny também são uma ótima opção para harmonizar com chocolate ao leite ou sobremesas mais doces.

Chocolate branco –

Esta variação não é considerada propriamente um chocolate por muitas pessoas. Isso porque ela é produzida a partir da gordura do Cacau e não diretamente da fruta. Mas para o paladar de muitas outras, o chocolate branco é especial. Por ser muito gorduroso, ele harmoniza bem com espumantes moscatel. O Perlage, sensação proveniente das bolhas de gás carbônico, e a acidez desse tipo de vinho ajudam a diminuir a sensação de gordura na boca.

Os vinhos tintos secos também são uma ótima opção para harmonizar com chocolate branco. O Pinot Noir é um exemplo de combinação ideal, isso porque a gordura presente no chocolate acentua o sabor das frutas vermelhas encontradas no vinho. 

Para não errar, opte por vinhos tintos de colheita tardia para harmonizar com chocolate branco. O teor de açúcar nessas bebidas é mais elevado, equilibrando com o doce do alimento. 

Chocolate com  complementos – 

É comum vermos também chocolates com nozes, castanhas, caramelos, entre outros complementos que dão um toque especial ao alimento. Nestes casos é preciso prestar atenção no sabor que mais se acentua e, claro, no tipo de chocolate que é usado. Além das opções citadas para cada modalidade, lembre: se o sabor predominante é doce, procure por vinhos mais adocicados, se no fim o sabor puxa para o salgado, busque por opções com taninos mais fortes. 

 

A VinhoBR as melhores ofertas de vinho para você harmonizar com chocolate nesta Páscoa. Experimente.