vinho rose branco

Vinho rosé e vinho branco e suas harmonizações

O vinho rosé e o vinho branco tomam a frente do verão por serem opções mais refrescantes. As temperaturas mais elevadas pedem esse frescor e são a principal escolha para amantes de vinhos. 

Eles são bastante versáteis, leves e possuem o frescor que todos esperam de uma bebida no calor. Por isso, podem harmonizar com diversos pratos leves que são a cara do verão. 

Quer conhecer algumas harmonizações? Então continue sua leitura.


Vinho Branco

O vinho branco tem uma cor menos intensa e pode variar de amarelo suave a quase transparente. Pode ser feito a partir de uvas usadas nos vinhos tintos com maceração reduzida ou a partir de uvas verdes. Por ser leve e ácido, harmoniza bem com alimentos gordurosos e condimentados, além de sobremesas geladas e amanteigadas.  


Harmonização com Vinho Branco

Essas características fazem com que o vinho rosé harmonize bem com:

  • Queijos frescos: vinhos brancos mais leves, como sauvignon blanc ou vinho verde harmonizam muito bem com queijos frescos, uma vez que sua acidez gera um equilíbrio com a dos queijos.
  • Massas: neste caso, a combinação sempre se dá mais com os molhos do que com a massa em si. Para massas acompanhadas de legumes, por exemplo, se indica vinhos brancos leves, já para as que são servidas com frutos do mar, o ideal são vinhos brancos de médio corpo. 
  • Frutos do mar e peixes: assim como os rosés, a leveza desses pratos combinam muito com a do vinho branco. 
  • Carnes: a melhor opção para harmonizar com vinhos brancos mais encorpados, como chardonnay, são carnes de aves. 
  • Sobremesas: para frutas, pudins, cremes e sobremesa de sabores suaves e amanteigados, uma boa opção são os vinhos brancos de colheita tardia.

Veja dicas de Vinho Brancos para aproveitar o Verão no nosso artigo


Vinho Rosé

Os vinhos rosés são feitos a partir do suco de uva de vinho tinto que tem um contato restrito com as cascas da uva. Eles são classificados entre os tintos e os brancos, equilibrando uma concentração mais baixa de taninos com frescor. 

No entanto, existem diferentes métodos de elaboração dos rosés, como a prensagem direta, a maceração curta, a sangria e o corte. Cada método resulta em características e sabores diferentes, mas todos tem alguns pontos em comum: são conhecidos por serem  leves, delicados, frutados e frescos. 

Conheça mais sobre os Vinhos Rosé clicando aqui


Harmonização com Vinho Rosé

Essas características fazem com que o vinho rosé harmonize bem com:

  • Frios: uma tábua com aperitivos como queijos, linguiça, mortadela, presunto, entre outros é ideal para degustar com um vinho rosé, já que sua estrutura ajuda a limpar o sabor desses alimentos;
  • Salgados: essa modalidade de vinho combina com salgados fritos, como pastéis e coxinhas.
  • Massas: a bebida combina com massas e molhos mais ácidos, como o de tomate. Pizzas também harmonizam de forma excepcional com rosés. 
  • Peixes e frutos do mar: esses alimentos combinam com a leveza dos rosés.
  • Carnes: os rosés combinam mais com carnes brancas, apimentadas e temperadas. Mas também é possível harmonizar o vinho com carnes vermelhas grelhadas ou assadas. 
  • Frituras: harmonização por contraste entre o frescor dos rosés e a gordura das frituras é uma combinação deliciosa, como batata frita, queijos empanados e arancinis.

Veja mais harmonizações no nosso artigo “Dicas de harmonização com vinho rosé”

Tanto o vinho rosé quanto o vinho branco são opções refrescantes e versáteis para o verão. Com suas características leves e frescas, eles são a escolha perfeita para harmonizar com pratos leves e sabores suaves. 

Agora que você já sabe como harmonizar os melhores vinhos para essa época do ano, confira as opções presentes na VinhoBR e aproveite ao máximo esse verão.