vinhos ceia de natal

Vinhos bons para ceia de Natal

Chegada a hora das comemorações de fim de ano e todo mundo já sabe qual será a refeição principal. A dúvida que persiste, porém, é o que melhor a acompanha para beber. Um vinho é uma opção sofisticada, agradável e democrática – uma vez que apresenta variações que agradam diferentes gostos. 

 

Bom, uma dúvida resolvida, no entanto, desencadeia em outra: quais tipos de vinhos harmonizam melhor com a ceia de Natal? A resposta dessa, porém, depende de outros fatores, como o que será servido. 

 

Nem sempre o tinto é a melhor opção

 

Quando pensamos em vinho, logo relacionamos com os tintos. Acontece que nem sempre a harmonização dele é a ideal para os pratos. No Natal, por exemplo, é comum servir carnes brancas, como pernil, tender e lombo. O baixo nível de gordura e delicadeza dessas carnes combinam com vinhos brancos de corpo médio, como o Sauvignon Blanc e o Chardonnay

 

Os vinhos rosés também são uma opção que harmonizam melhor com as carnes brancas. Agora, se você é do tipo de pessoa que não abre mão de um tinto, aposte em opções não muito encorpadas para equilibrar com a ceia natalina. Vinhos secos, aqueles com pouco açúcar e produzidos por uvas nobres, também são uma boa opção. Um Merlot, por exemplo, irá agradar os paladares na mesa da ceia. 

 

Se o prato principal for o Bacalhau, os vinhos tintos também entram como melhor opção. Para combinar com o sabor intenso do prato típico português, nada melhor do que variações da mesma nacionalidade, como vinhos Touriga  e do Porto.

 

Sobremesa

 

Depois da ceia,  a sobremesa natalina também pode ser acompanhada por um bom vinho. Os tradicionais panetones e chocotones, por exemplo, harmonizam bem com Vinhos do Porto ou Madeira. 

 

Outras sobremesas mais doces harmonizam bem com espumantes, uma vez que o gás da bebida ajuda a limpar o paladar da gordura do açúcar. Uma boa opção aqui são os espumantes da uva Moscatel. 

 

Cuidados especiais

 

Não esqueça que os vinhos brancos devem ser servidos entre 10ºC e 12ºC em taças próprias para que a bebida não aqueça com facilidade. Os tintos, por sua vez, devem ser mantidos entre 16ºC e 18ºC, em taças um pouco maiores do que a do vinho branco para que o aroma da bebida possa ser desenvolvido. Agora, se optou por espumantes, o ideal é servi-los em um balde com gelo, mantendo a temperatura próxima a 8ºC. 

 

Todas as opções de bons vinhos para o Natal podem ser encontradas na VinhoBR.