Os vinhos mais famosos do Chile

Você com certeza já tomou bons vinhos chilenos e percebeu a qualidade dos vinhos do nosso vizinho, certo?

Nós adoramos os vinhos produzidos do chile por sua inquestionável qualidade e variedade de tipos, estilos e preços. Hoje vamos falar sobre as características dos vinhos chilenos e listar os mais famosos vinhos que você precisa experimentar!

A produção de vinhos no Chile

Apesar de ser um país do chamado Novo Mundo dos vinhos, o Chile não pode ser considerado um produtor com pouca experiência ou expressão de mercado. Muito pelo contrário. As primeiras videiras chilenas foram plantadas em 1500 e mais variedades foram trazidas por imigrantes europeus em 1800, variedades principalmente de Bordeaux.

Diferente de vários países que focam sua produção em uma ou duas variedades de uvas, no Chile vemos uma abundância de variedades sendo produzidas devido às diferenças climáticas e de terrenos encontradas naquele estreito, porém extenso país. A uva tinta plantada em maior escala no Chile é a Cabernet Sauvignon, que se adaptou muito bem às áreas mais quentes como Valle del Maipo, Valle de Aconcagua, Valle de Colchagua. Enquanto nas áreas mais frias, com San Antonio e o Valle de Casablanca, o clima é ideal para as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Syrah.

O grande reconhecimento dos vinhos chilenos tem início na década de 90, quando os produtores aumentaram a exportação e encantaram o mundo com a qualidade de seus vinhos. Os vinhos fabricados no Chile surpreendem por conta da sua qualidade e sabor concentrado, sem significar, obrigatoriamente, preços altos. Por isso, atualmente o Chile é o 4º maior exportador de vinhos do mundo, sendo seus principais compradores o Japão, China e Brasil.

Vinhos famosos que você precisa experimentar

Dizer quais são os melhores vinhos chilenos não é tarefa fácil, porque, como já falamos, há uma grande variedade de excelentes vinhos. No entanto, alguns se destacam dos demais e nós fizemos uma seleção destes:

 Terrunyo Concha y Toro Carmenere

Eleito o melhor Carmenere de 2016 pelo Guia Descorchados, este vinho apresenta coloração vermelho-violeta, escuro e profundo. No aroma, notas de mirtilos, toques de cedro e violeta. O paladar é concentrado e frutado. Delicado, com uma rica acidez, taninos doces, final longo e persistente.

Santa Rita Medalla Real Gran Reserva

Na região do Vale do Maipo é elaborado este vinho, um rótulo composto 95% por Cabernet Sauvignon em um blend com o restante de Cabernet Franc. Após 14 meses de envelhecimento em barris de carvalho, é criada uma bebida de cor rubi intensa e profunda, exalando aromas com notas de mirtilo e tabaco, que harmonizam com seu paladar perceptivelmente redondo e maduro.

Vertice Ventisqueiro Ultra Premium

Este vinho ultra premium vindo das regiões do Valle de Casablanca e o Valle de Apalta é um destaque dentre os vinhos chilenos. O blend de uvas Carmenere e Syrah apresenta intensa coloração vermelha com reflexos violetas, aromas a frutas vermelhas e negras mesclados com notas de especiarias como pimenta negra e tostadas da barrica. Em boca é aveludado e agradável, de estrutura firme, acidez balanceada e final longo e persistente.

Almaviva Concha y Toro e Rothschild

A partir de uma mistura de variedades clássicas de Bordeaux, em que predomina o Cabernet Sauvignon, Almaviva é o resultado de um encontro feliz entre duas culturas. O Chile oferece seu solo, seu clima e seus vinhedos, enquanto a França contribui com suas tradições e saberes de produção de vinho. O resultado é um vinho excepcionalmente elegante e complexo com coloração rubi intensa, aromas de frutas vermelhas maduras, amora e morango, notas de figo, cassis, baunilha, cacau e caramelo. Paladar equilibrado, concentrado, fresco, com taninos finos, sedosos e final longo.

Errazuriz Don Maximiano Founder’s Reserve

Don Maximiano é o rótulo mais icônico e emblemático da Errázuriz, uma das melhores vinícolas do Chile. Este vinho apresente um corte de maioria Cabernet Sauvignon, equiparando-se a grandes vinhos de Bordeaux. Seus aromas vão de frutas maduras e passas a especiarias, tabaco, cogumelo e café. Extremamente elegante no paladar, passa como seda pela língua, deixando seus sabores complexos e intensos persistirem na boca

 

Tarapacá Gran Reserva Etiqueta NegraTarapacá Gran Reserva Etiqueta Negra

Eleito o melhor Cabernet Sauvignon do Chile pelo respeitado concurso International Wine Challenge, de 2017, o Etiqueta Negra é, sem dúvida, uma das mais elogiadas expressões da uva Cabernet Sauvignon. Com estágio de 16 meses em carvalho francês (30% barricas novas, 40% de primeiro uso e 30% de segundo uso), é um tinto saboroso, denso e aveludado, resultado de uma seleção rigorosa de 9 diferentes parcelas do Vale do Maipo. Suculento e elegante ao mesmo tempo, mostra fruta vermelha, como cereja, e preta, como ameixa, cereja e cassis, além de notas de tabaco, alcaçuz e especiarias. Na boca, é intenso e impressiona pela estrutura de taninos finos. Já foi descrito como “um clássico na cena dos Cabernet Sauvignon chilenos” pelo Guia Descorchados.