Vinhos tintos para ceia de Natal

A noite de Natal é um lindo momento de celebração com mesa farta, abundância de sabores, aromas e afeto. A grande variedade de pratos salgados e doces pede atenção à harmonia entre pratos e bebidas para que um sabor não se sobreponha a outro.

Os pratos da ceia de natal, em senso comum, combinam melhor com vinhos brancos, rosés e espumantes, mas os tintos também são bem-vindos, por isso separamos algumas dicas de harmonização para quem não abre mão de um bom tinto.

Harmonização com bacalhau

vinho

Receitas mais leves de bacalhau como em natas, em postas ou dessalgado, combinam melhor com vinhos brancos. Porém receitas mais temperadas, como Zé do Pipo e Gomes de Sá, harmonizam muito bem com um tinto português da região do Alentejo. Se o bacalhau for desfiado, experimente servir com um tinto seco também português como o Tinta Roriz ou com um Merlot Nacional.

Harmonização com peru

Para o clássico peru de Natal, aposte em um vinho tinto seco maduro, como um tinto chileno de Casablanca ou tintos leves como Pinot Noir e o Zinfandel, que também realçam o sabor do prato.

Harmonização com carne suína

canre

Para o tradicional pernil de presunto, a dica é optar pelo tinto seco frutado, como o Malbec argentino ou o Merlot. Carnes suínas também harmonizam com o espanhol Tempranillo, que tem taninos sutis, e se o prato levar ingredientes adocidacos, opte pelo tinto Carménère chileno.

Harmonização com carne vermelha

verme

Se sua ceia tiver com carnes vermelhas como filet mignon, picanha na brasa ou até mesmo um cupim recheado, a opção perfeita são tintos intensos como Shiraz, Tannat, Cabernet Sauvignon.

Dicas gerais de vinhos para a ceia

ccc

Ao escolher os vinhos certos para sua ceia, saiba que três tipos de vinho são essenciais para deixar os pratos típicos do Natal ainda mais gostosos: um branco e um tinto leve para harmonizar com as carnes e um belo espumante para acompanhar os doces, ou, se preferir, um vinho de sobremesa.

Calcule meia garrafa de cada por pessoa, mas é conveniente ter duas ou três reservas. Planeje sua ceia com antecedência para que não falte nada e boa festa!