Vinícola Tarapacá: conheça seus vinhos

História

Fundada em 1874, a Vinícola Tarapacá está localizada na Isla de Maipo, considerada a melhor e mais tradicional zona de produção de vinhos finos do Chile. A propriedade, que fica a 80 km de Santiago, conta com 2.600 hectares, dos quais 600 são de vinhedos.

vinicola

O cartão de visitas da vinícola é um lindo Casarão, construído em 1927 em estilo toscano, rodeado por um parque de 10 hectares com espécies nativas, que refletem a tradição e a beleza do lugar. A casa possui 19 quartos que hospedam clientes e visitantes, onde cada cômodo é nomeado com um tipo de uva ou região vinícola como, por exemplo, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Malbec, Bordeaux e Chablis. Atualmente o casarão é emblema dos rótulos e selos das garrafas da linha Gran Reserva Tarapacá.

Vinhos e prêmios

Muito rapidamente a vinícola despontou entre os nomes fortes do vinho chileno de qualidade – em 1875 ganhou Medalha de Prata na Exposição Internacional de Santiago e em 1876 conquistou reconhecimento internacional na Exposição de Filadélfia, nos Estados Unidos, ganhando a Medalha de Prata. Atualmente os vinhos Gran Reserva Etiqueta Negra e Gran Reserva Etiqueta Azul são grandes referências entre os tintos do Novo Mundo, com pontuações altas e campeões de diversos prêmios.

O sucesso é uma combinação de tradição e tecnologia, terroir e uma equipe de enologia bem preparada, comandada pelo experiente enólogo Sebastián Ruiz. O foco de Ruiz é na criação de vinhos chilenos diferenciados e de origem, representativos do Vale do Maipo e guardião de uma extensa coleção de tintos e brancos que contempla desde exemplares complexos e cheios de caráter a vinhos saborosos, redondos e fáceis de agradar.

A vinícola conta hoje com cinco linhas de vinhos finos. As linhas Cosecha e Léon de Tarapacá são célebres “best buys”, já a Gran Reserva revela a expressão máxima de cada variedade cultivada nos terroirs chilenos. O Gran Reserva Etiqueta Negra se tornou um clássico, uma das mais elogiadas versões da uva Cabernet Sauvignon do Chile, e o Gran Reserva Etiqueta Azul, criado recentemente, já nasceu como um dos grandes tintos do país. Há ainda a linha Especial, que apresenta um vinho Late Harvest, e as Edições Limitadas, como o Gran Reserva Edição de Aniversário e o Blend Series #1.

Vinhos Gran Reserva Tarapacá

Essa linha de vinhos expressa a essência do terrior e encarnam toda a tradição do “savoir faire” da Vinícola Tarapacá. Os vinhos são elaborados com rigor e conhecimento profundo, são atuais e versáteis, buscando refletir fielmente a origem de cada uma de suas cepas.

Este é um tinto concentrado, com notas de frutas pretas, como amora, groselha e ameixa, combinadas a especiarias (cravo e pimenta), além de um característico toque de pimentão vermelho. Na boca é muito rico, tem taninos maduros, boa acidez e um final longo e sedoso. Premiado pelo Guia Descorchados, Decanter, Wine Spectator e James Suckling.

Harmoniza bem com carnes vermelhas e cordeiro, atum e salmão, alguns legumes e massas com molhos cremosos.

Este Pinot Noir reflete o estilo elegante das zonas frias do Chile. É proveniente de quatro diferentes vinhedos, sendo a maior parte das uvas foi cultivada no Vale de Leyda. O restante é proveniente de Casablanca, contribuindo para o toque frutado do vinho. No nariz mostra notas de frutas vermelhas mescladas a especiarias. Apresenta taninos macios, sabor que remete a cerejas e damasco e com um toque de carvalho, conferido pelo estágio de 8 meses em barricas francesas, e seu final é classudo. O vinho harmoniza muito bem com risoto de fungi e atum.

É premiado pelo Guia Descorchados e pontuado com 91 pontos por James Suckling.

O Etiqueta Negra é, sem dúvida, uma das mais elogiadas expressões da uva Cabernet Sauvignon. Com estágio de 14 meses em carvalho francês, trata-se de um tinto repleto de camadas de aromas, combinando notas de frutas negras, como ameixa, amora e groselha, especiarias (alcaçuz, cravo e pimenta), além de sutis toques de baunilha. Na boca, mostra grande presença, com destaque para notas frutadas – de framboesa, cereja, ameixa, amora e cassis. Tem uma textura luxuosa, conferida pelos taninos muito elegantes, é denso, redondo e equilibrado. Ele já foi descrito como “um clássico na cena dos Cabernet Sauvignon chilenos” pelo Guia Descorchados, além de ser premiado pela WineEnthusiast e bem pontuado por JS e RP.

Este vinho harmoniza com queijos duros e maduros, massas e molhos condimentados, carnes brancas, vermelhas, de caça e pescados gordurosos como atum.

O Etiqueta Azul apresenta um corte majoritariamente de Cabernet Sauvignon (54%) mesclada às variedades Syrah, Petit Verdot e Cabernet Franc, com fermentação pré-fermentativa a frio seguida de fermentação alcoólica e maceração pós-fermentativa. O resultado é um tinto de alto nível, repleto de fruta preta madura, como amora, ameixa e cassis, e camadas de notas de tabaco, couro e toques vegetais característicos da Cabernet Franc. Na boca, percebem-se elegantes aromas que remetem à família dos minerais. Tem a estrutura de taninos refinados dos grandes tintos, bom corpo e ótima persistência. Premiadíssimo pelo Guia Descorchados e pelo Concurso Mundial de Bruxelas, pela WineEnthusiast e pelo crítico James Suckling. Harmonize este vinho com carnes vermelhas e de caça, queijos maduros e massas com molhos vermelhos e condimentados.

Tour pela vinícola

É possível visitar essa belíssima vinícola, que oferece alguns tipos de tours, tanto virtual, quanto o passeio pela propriedade, onde se visita as instalações, o parque com árvores nativas e a imponente casona toscana, além é claro, dos vinhedos, salas de produção e guarda de vinhos tintos e brancos, com mais de 8.500 barricas de roble americano e francês dedicadas à produção de vinhos finos. O passeio termina com chave de ouro, com uma prova de vinhos Gran Reserva acompanhados de uma tabela de finos queijos.

Clique aqui e encontre os melhores vinhos em um só lugar!