Vinícolas familiares e industriais: conheça a diferença

Por mais que fabricados a partir da mesma uva, os vinhos de diferentes vinícolas dificilmente seguem um mesmo padrão. Isso porque, o processo de vinificação influencia no sabor, aroma e harmonia da bebida e cada vinhedo tem sua particularidade na hora de produzir vinho. 

 

As diferenças na forma da colheita e separação da uva, fermentação e amadurecimento do vinho, por exemplo, dão tons específicos e únicos a cada rótulo. Por isso,  vinhos que são fabricados dentro de vinícolas familiares se diferem tanto dos rótulos industriais.

 

Vinícolas familiares

 

Predominantes no Brasil, este tipo de fabricação de vinho, geralmente, segue uma receita familiar. Os ensinamentos sobre o processo de vinificação são passados de geração em geração e poucas coisas mudam ao longo do tempo. 

 

Dentro das propriedades familiares, geralmente, a estrutura é mais manual, o que diminui a capacidade produtiva. Além disso, os vinhos costumam ter pouco tempo de guarda, se caracterizando sempre como uma bebida fresca. 

 

A produção familiar costuma, também, ser mais natural, sem uso de tantos aditivos, fertilizantes e aromatizantes, o que acaba por diminuir o tempo de vida da bebida

 

Quanto às características dos vinhos, os de produção familiar tendem a ser espessos, escuros e adocicados.

 

Vinícola industrial

 

Por outro lado, as receitas industriais seguem, geralmente, os estudos mais atuais  sobre melhores práticas para produção de vinho. Além disso, por produzirem em maior escala, precisam ter um processo bem definido para todos os rótulos terem as mesmas características. 

 

Com maquinário adequado para cada etapa da vinificação, a produção é acelerada, permitindo que as vinícolas consigam aumentar o tempo de guarda das bebidas, as deixando mais complexas. 

 

Os vinhos  produzidos dentro destas vinícolas  recebem maior adição de aromatizantes e substâncias químicas que prolongam seu ciclo de vida. Além disso, a fabricação industrial permite a maior variação de vinhos produzidos de uma mesma uva – dos mais simples aos mais complexos. 

 

Industrial vs artesanal 

 

O sabor e as características dos vinhos dependem muito da sua forma de fabricação. Que tal experimentar um vinho industrial e outro familiar para entender melhor estas diferenças? Confira as opções na VinhoBR.