O inverno é uma das estações do ano que mais combina com vinho. Nos dias frios, característicos dessa época, a bebida ajuda a esquentar o corpo por conta da sua propriedade vasodilatadora — ela desencadeia uma reação que aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue circule mais e gere a sensação de aquecimento.
Além disso, o vinho combina com quase todos os pratos típicos de inverno, como fondue, sopas, carnes mais gordurosas e massas com molhos. O protagonista nessa época do ano é o vinho tinto, afinal, as outras variações são naturalmente mais refrescantes, não proporcionando a sensação de aquecimento tão buscada no inverno.
Entre os vinhos tintos, porém, existe uma grande variedade de opções. Separamos as 10 melhores para curtir nesse inverno, confira.
Essa uva é uma das que dão origem ao famoso Vinho do Porto. Com aromas complexos e cor intensa, ela dá origem a um vinho complexo e com alto teor alcoólico. Apesar de ser original de Portugal, existem bons vinhos feitos a partir dessa uva com origem na África do Sul, Estados Unidos, Chile e Brasil.
A harmonização deste vinho se dá com sobremesas à base de chocolate, carnes vermelhas, queijos azuis ou molhos de frutas.
Original de Veneto, na Itália, a uva dá origem a um vinho aveludado e denso. No aroma e sabor se destacam frutas secas, chocolates e vermute. A bebida harmoniza bem com pratos à base de carne vermelha, principalmente as de caça.
Com grande versatilidade, a uva dá origem tanto a vinhos mais leves quanto a mais encorpados. Tudo depende do terroir em que é cultivada e da idade do vinho: quanto mais tempo de guarda, mais denso.
Por ter intensidade média e acidez equilibrada, o vinho harmoniza bem com aves e porco assados e molhos mais densos.
A uva originária da Itália dá origem a uma bebida bastante encorpada, com textura fresca por conta da acidez dos taninos. Para combinar com o vinho, o ideal é escolher harmonizar com pratos igualmente intensos, como risotos ou carnes de caça.
O vinho apresenta taninos marcantes e alta acidez. Assim como outros rótulos, quando jovem tende a ser mais leve e ir ganhando corpo com o amadurecimento. Apresenta sabor e aroma rústicos, por isso harmoniza bem com pizzas, lasanhas e assados.
Bastante encorpados, estes vinhos apresentam textura vibrante e fresca por conta da presença marcante dos taninos. A bebida harmoniza bem com comidas da mesma região, como carnes de caça .
Encorpado, o vinho tem taninos e acidez bastante equilibrados, além de aroma de frutas negras e vermelhas. O diferencial da bebida está nas notas de especiarias que traz, como pimenta, canela ou cravo da índia. O vinho se harmoniza bem com carne suína.
A Argentina ficou famosa por sua produção de Malbec, um vinho encorpado, com taninos estruturados e toques de frutas negras e vermelhas. Harmoniza bem com queijos gorgonzola, de búfala e provolone.
Essa é a uva mais consumida do mundo , ela dá origem a vinhos de corpo intenso com taninos e acidez moderados. O aroma pode ser de frutas vermelhas, cedros e especiarias. A bebida combina com pratos quentes, principalmente carnes vermelhas e massas à base de molho vermelho.
A uva espanhola dá origem a vinhos com acidez equilibrada, textura macia e taninos elegantes. O vinho combina com polenta com carne e cozido português, por exemplo.
Na VinhoBR você encontra rótulos de todos os vinhos elencados aqui para tornar seu inverno mais aquecido e delicioso. Confira.