O vinho quente é uma bebida geralmente consumida no inverno brasileiro. Ele é tradicional nas festas juninas, que acontecem no fim do outono e começo do inverno, principalmente no Sul do país, onde as temperaturas tendem a ser mais baixas nessa época do ano.
A bebida, porém, não é uma especialidade típica brasileira. Possivelmente, ela veio junto com os portugueses na época da colonização. Há relatos de que o vinho quente é consumido desde o século II pelos romanos, como forma de se esquentar no inverno.
A bebida, então, se popularizou na Europa durante a Idade Média, ganhando a adesão de novos ingredientes, como especiarias e frutas. Os europeus acreditavam que adicionar esses elementos no vinho quente os ajudava a se proteger de doenças.
Por conta da popularidade na Europa, a bebida foi trazida para América do Sul na época da colonização e logo caiu no gosto nacional. Confira como fazer vinho quente e se esquentar nesse inverno.
Como fazer vinho quente
Existem muitas receitas diferentes de vinho quente. A base mais tradicional é de vinho tinto.
Ingredientes:
– 1 litro de vinho tinto;
- ½ colher de chá com cravo-da-índia;
- 1 canela em pau;
- 4 colheres de sopa com açúcar;
- 2 rodelas de laranja.
Como fazer:
Coloque todos ingredientes em uma panela e deixe em fogo baixo. Depois de começar a ferver, deixe cozinhar por 20 minutos e está pronto.
Além da forma tradicional, existem variações da bebida com:
– Abacaxi: acrescentar cerca de 4 colheres da fruta picada na receita;
- Especiarias: acrescentar casca de limão siciliano, casca de laranja, 5 cravos-da-índia, meio anis-estrelado e 2 paus de canela na receita;
- Vinho branco: no lugar do tinto, usar vinho branco.
- Frutas: é possível usar frutas como laranja (descascada) ou maçã para colocar os cravos espetados e deixar ferver a bebida.
Apesar do vinho quente ser chamado de quentão em algumas regiões do país, as duas bebidas são diferentes. O principal ponto que as difere é que o quentão, originalmente, tem como base a cachaça e não o vinho.
Que tipo de vinho pode ser usado?
Muitas pessoas optam pelo vinho suave por ele já ter uma grande quantidade de açúcar. Assim, não é necessário acrescentar uma grande quantidade do adoçante. Mas, há também quem prefira usar vinhos mais tradicionais, como Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon. Para quem preferir vinho branco, é possível usar Chardonnay ou Sauvignon Blanc.
Quer degustar um belo vinho quente nesse inverno? Acesse o VinhoBR e encontre rótulos com o melhor custo-benefício.