Nas praias, piscinas, clubes e parques está cada vez mais comum encontrar na mão das pessoas um taça de vinho branco, champagne ou espumante no lugar das tradicionais latinhas e garrafas de cerveja. Para quem não aprecia a bebida à base de cevada, os vinhos são opções leves, refrescantes e, porque não, elegantes.
O kit completo para se refrescar com um vinho é formado por taças de corpo médio e abertura na mesma largura, as mesmas que são indicadas para vinhos brancos – especialistas apontam que a degustação de champagnes espumantes em taças para vinhos brancos não fazem com que a bebida sofra qualquer perda na hora da degustação; e um cooler com bastante gelo, a fim de manter a temperatura das bebidas entre 6ºC e 8ºC.
Gelo no Champagne e espumante
Por muito tempo se olhou torto para quem, a fim de se refrescar melhor, colocava gelo dentro de uma taça de de champagne ou espumante. Mas a bebida virou moda e até mesmo as grandes marcas se renderam a este estilo, adaptando suas bebidas para preservarem o sabor mesmo quando adicionado gelo.
Antes o que acontecia era que ao se adicionar o gelo, o espumante ou champagne perdia muitas das suas características, ganhando um gosto mais aguado. Mas ao perceber a grande adesão a este estilo, as marcas lançaram as chamadas “ versão ice”. A Chandon, por exemplo, criou o Chandon Passion, um espumante que tem aroma de frutas tropicais para agradar os brasileiros que aderiram à moda.
As versões ice tem aromas e doçura mais destacadas, assim mesmo com a adição de gelo a bebida não se torna sem gosto. Ela é ideal para fazer drinks na praia, desde os mais elaborados, até os que são feitos a partir da adesão de hortelã, abacaxi ou morangos à taça, por exemplo.
Além de serem ótimos refrescantes, os champagnes ou espumantes combinam com frutos do mar, como ostras e grelhados, com caviar e enlatados, como pepino.
Versões que não são adeptas ao gelo, também são excelentes para esta época do ano. O champagne Veuve Clicquot, por exemplo, pode ser adquirido junto a uma “roupa” térmica para manter a temperatura. Outra opção é o famoso Champagne Moët & Chandon Impérial Brut, que imprime elegância em qualquer situação.
Para quem aprecia aromas frescos e intensos de limão, toranja e casca de laranja, o Champagne Dom Pérignon Brut Vintage é uma ótima opção que oferece uma frescura excepcional.
Aproveite o vinho branco na praia
Os vinhos brancos também são opções muito procuradas durante as estações mais quentes do ano. Para apreciar a bebida ao ar livre, as melhores opções são os que não passaram por barricas de carvalho em seu processo de amadurecimento. Isso porque essas variações são geralmente mais frescas e leves.
Vinhos brancos feitos a partir da uva Chardonnay trazem aromas de frutas tropicais e toques florais, dando ao degustador uma experiência suave e refrescante ao mesmo tempo. Já a uva Riesling possui nuances leves e delicadas, com aromas que lembram flor de laranjeira e frutas cítricas, justamente o que as pessoas procuram quando querem se refrescar. As opções suaves ainda entregam valor para quem gosta de bebidas mais adocicadas.
Os vinhos brancos combinam com queijos e frios em geral, inclusive, mais do que o próprio vinho tinto. Risoto de camarão também é uma ótima opção para quem quer harmonizar o vinho branco com comidas típicas do litoral, assim como lagosta, caranguejo e vieiras.
Para quem prefere um doce, o vinho branco também harmoniza bem com sobremesas comumente consumidas no verão, como churros, pudim e alfajor.
Hidratação
Como no verão as temperaturas são mais elevadas é essencial se manter hidratado para aproveitar mais ao ar livre. Um copo de água entre uma taça e outra é o suficiente para evitar mal estar e curtir ainda mais a estação.