Seja para oxidar o vinho, potencializar suas características, separar a parte sólida da líquida ou apenas enfeitar a mesa, o decanter é muito utilizado. Ele é uma estrutura de vidro, geralmente com a base mais larga do que a boca, usado por quem entende da bebida.
Mas acontece com frequência de sobrar vinho no decanter e aí vem a dúvida: guardar ou jogar fora? A verdade é que o vinho não estraga no decanter, então não é necessário jogar o que sobra fora.
Porém, por ficar um tempo maior em contato com o oxigênio, pode ser que suas características fiquem mais realçadas e que ele envelheça mais rápido. Por isso, se a escolha for voltar a bebida para a garrafa, o ideal é consumi-la nos próximos dias.
Para passar o vinho do decanter para a garrafa, basta usar um funil. Se o que sobrou é menos do que meia garrafa de vinho, o ideal é colocá-lo em um recipiente de vidro menor, que possa ser bem vedado.
Assim, o espaço de contato do ar com o vinho é diminuído, fazendo com que o processo de oxidação que começou no decanter, evolua de forma mais lenta.
O vinho que sobra no decanter pode só ser tomado?
Por conta da oxidação do vinho, ele pode ser muito bem utilizado em receitas quando sobra no decanter. Essa é uma ótima opção para quem não está satisfeito com o sabor da bebida, mas também não quer jogá-la fora.
Isso porque, nas receitas, o sabor do vinho é suavizado, importando mais outras características. Algumas dicas para cozinhar com o vinho que sobrou no decanter são:
- Fazer gelo para usar em receitas futuras ou em outros drinks;
- Fazer molhos;
- Guardar em um recipiente para fazer vinagre;
- Utilizar em drinks, como sangrias.
Por que utilizar um decanter?
Como falamos, o decanter é muito utilizado pelos entendedores de vinho. Isso porque ele serve para limpar as impurezas da bebida e realçar seu sabor. Os vinhos mais antigos, por exemplo, podem se beneficiar dessa prática uma vez que ela ajuda a separar os sedimentos que se formam durante os anos.
Já rótulos mais encorpados, se servidos no decanter, têm suas características destacadas. Por outro lado, vinhos muito jovens podem se beneficiar da ferramenta por conta da suavização dos taninos oferecida pela oxigenação.
Mas nem sempre é preciso deixar muito tempo a bebida no decanter para ter esses benefícios. Vinhos menos complexos precisam de poucos minutos para ficarem melhores. Já os vinhos mais encorpados podem ficar até uma hora no objeto, assim é garantido que os sedimentos serão separados da bebida. Vinhos de guarda, porém, podem ficar até 7 horas decantando para que todos os benefícios sejam colhidos.
Agora que você já sabe os benefícios de usar decanter e o que fazer com o vinho que sobra, escolha seu rótulo preferido na VinhoBr.