vinhos verde

Vinho verde: conheça a origem e melhores opções

Quando se fala em vinho verde muita gente já pensa em bebidas fabricadas a partir de uvas dessa coloração ou não maduras. Por mais que o nome engane, os vinhos verdes podem ser brancos, rosés e tintos. A nomenclatura tem ligação à região de denominação de origem onde a bebida é produzida.

A localidade fica em Portugal e é conhecida justamente por suas paisagens esverdeadas — ocasionadas pelo clima úmido e chuvoso da região. Conhecida como “Vinho Verde” a localidade  apresenta um terroir específico que produz bebidas diferenciadas, principalmente por conta de sua acidez e jovialidade. 

Terroir de Vinho Verde e o impacto nos vinhos

A região fica no noroeste de Portugal, tendo divisa com Espanha e o Oceano Atlântico. Delimitada por serras,o local apresenta uma alta umidade e clima frio, ocasionado pelos ventos que vêm do oceano. 

O solo é granítico e permite que a raíz  das videiras se fixe com facilidade. Essa característica imprime um sabor mais mineral aos vinhos da região, os deixando leves, frescos e aromáticos.

O clima também tem influência no sabor e aroma dos vinhos. Como a região é úmida e com muitas chuvas, as uvas tendem a inchar com a quantidade de água absorvida. Para não perder a produção, é comum que a colheita seja antecipada a fim de evitar o período mais chuvoso. Com isso, a concentração de açúcar da fruta é  diminuída, o que se desdobra em um menor teor alcoólico do vinho posteriormente. Além disso, a amplitude térmica da região aumenta a acidez e o frescor das bebidas.

Características do Vinho Verde

Por conta de tais condições, independente da uva utilizada para fabricação do vinho nesta denominação de origem, algumas características são comuns: vinhos leves, jovens, com baixa graduação alcoólica, frescos, com acidez marcante e borbulhas. Além disso eles são bastante encorpados e aromáticos, o que faz com que essa seja uma bebida que combine com diferentes tipos de pratos — desde frutos do mar até embutidos. 

Melhores Vinhos Verdes

  1. Alvarinho Vinho Regional Minho –  feito a partir da uva Alvarinho, uma das portuguesas mais tradicionais, o vinho é intenso, delicado, denso  e floral. A bebida ainda apresenta toques cítricos, de pera e casca de maçã verde. Como um típico vinho verde apresenta mineralidade e acidez.
  2. Porta 6 Vinho Verde Branco DOC –  com cor cítrica pálida, o vinho é frutado e com notas de flores tropicais. A bebida é fabricada a partir de um blend de  50% Loureiro, 40% Trajadura e 10% Arinto. Sua harmonização se dá melhor com frutos do mar, saladas, sushi e refeições leves
  3. Vinho Portugues Casal Garcia Verde: com toques florais, o vinho é delicado e levemente frutado, além de fresco, jovem e com boa acidez. Feito a partir das uvas Trajadura, Loureiro e Pedernã,  o vinho tem cor amarelo palha com toques esverdeados.

Na VinhoBr você encontra essa e muitas outras opções de Vinhos Verdes. Confira.