O mundo dos vinhos é democrático: existem opções para todos os gostos, bolsos e, com a opção de não alcoólicos, para todas as idades também. E não precisa ser um especialista para começar a se aventurar neste universo.
Se você quer começar a entender e apreciar mais os vinhos, siga estas 5 dicas:
- Conheça as opções
Os vinhos podem ser categorizados de diferentes formas: brancos, rosés, tintos e espumantes. Dentro de cada um destes tipos, ainda existem diversas outras subdivisões: moscatel, brut, suaves, secos, maduras, jovens e por aí vai.
Conhecer quais são essas características e quais são as que mais te agrada é um primeiro passo importante.
- Experimente de tudo
Para cumprir a dica anterior, porém, é importante ter a disposição de experimentar diferentes rótulos, afinal só é possível dizer se gosta ou não gosta de algo depois de provar. Para tal, é importante anotar suas percepções sempre que beber um novo tipo de vinho, assim é possível construir sua própria relação com os rótulos.
- Saiba as dicas de ouro
Mas também não dá para sair experimentando sem uma organização, afinal o consumo errado do vinho pode comprometer sua experiência com ele. Então anote essas dicas de ouro para harmonização:
- Vinhos brancos e rosés geralmente combinam mais com frango, frutos do mar, queijos suaves e massas com molho branco.
- Vinhos tintos combinam mais com carnes vermelhas, massas com molhos vermelhos e queijos mais duros.
- Espumantes combinam mais com petiscos, saladas e sobremesas.
Outra dica importante é que existem uvas que são ideais para quem está começando, são elas:
- Pinot Noir para quem quer provar tintos;
- Chardonnay para quem prefere brancos.
Não esqueça de sempre conferir as orientações de temperatura de consumo e armazenagem no rótulo.
- Pergunte sempre
Se está em dúvida sobre qual o melhor vinho para determinada situação, nada melhor do que consultar quem conhece do assunto. Nos mercado existem pessoas exclusivas para isso, além disso a internet é sempre rica de informações dessa natureza.
- Deguste da forma certa
Outra informação importante para quem está começando e que pode ser facilmente achada é sobre as formas corretas de degustação. Geralmente os vinhos são melhores aproveitados se degustados na taça certa para suas características.
Isso permite que o iniciante observe fatores como: cor, aroma, lágrimas (aquelas gotas que escorrem pela taça depois de girar a bebida) e, claro, paladar.
Agora que você já sabe como começar a degustar vinhos, que tal escolher um rótulo na VinhoBR?