Conheça Don Maximiano Errazuriz

O Blog Vinhobr preparou um post com o Famoso Don Maximiano

Degustação Don Maximiano

Don Maximiano vinho

Intenso, profundo, cor vermelho-rubi com uma tonalidade brilhantemente arroxeada. O aroma no olfato lembra cerejas, cassis, trufas, e mirtilos sobre um pano de fundo de pimenta preta e uma sutil nota de chocolate e cedro. O paladar mostra taninos firmes e maduros que asseguram excelente longevidade em garrafa, com notas sutis balsâmicas, tabaco e avelã.

É um vinho completo e voluptuoso, cheio de sabores de fruta madura, notas de cedro, cravo e canela, com excelente acidez que dá frescor, equilíbrio e elegância. O longo e elegante acabamento dá uma sensação de juventude refrescante, o que pressagia complexidade com o tempo em garrafa.

 

Vale do Aconcagua don maximiano

Vale do Aconcagua, região de origem de Don Maximiano.

ORIGEM: Vale do Aconcagua;

COMPOSIÇÃO: 79% Cabernet Sauvignon, 10% Malbec, 6% Carmenere e 5% Petit Verdot;

ÁLCOOL: 14°;

PH: 3,45;

ACIDEZ TOTAL: 6.25 g/L;

barrica-carvalho don maximiano

AÇÚCAR RESIDUAL: 2.3 g/L;


ENVELHECIMENTO:
20-25 meses em carvalho francês 60-65% novo.

 

 

O Vinhedo

Viña Errázuriz, fundador do vinho Don Maximiano, acreditava no lema “a partir da melhor terra, o melhor vinho”. Originado no Vale de Aconcagua, localizado no norte de Santiago e considerado um dos melhores vinhedos chilenos, as terras consistem em 238 hectares de vinhos do tipo Cabernet Sauvignon, Carmenere, Merlot, Petit Verdot, Cabernet Franc e Syrah, todos em uma média de 30 anos.

As vinhas crescem sob 600 metros acima do nível do mar, a 60 quilômetros de distância do Oceano Pacífico, na margem sul do Rio Aconcagua. O clima mediterrâneo da área dispõe de uma longa, quente e seca estação de crescimento. Há uma precipitação limitada, o que significa céus claros e limpos, sol abundante e temperaturas quentes, que são moderadas pelo ar frio que chega do pacífico.

Há duas fortes influências geográficas principais na região: o Monte Aconcagua, montanha mais alta no hemisfério ocidental, localizada á 6.966 metros acima do nível do mar, e o Rio Aconcagua. Ambos têm gerado uma diversidade de solos que permitem que cada variedade de uva tenham suas mais finas expressões.

Vale aconcagua don maximiano

Vale do Aconcagua e suas influências geográficas.

O Cabernet Sauvignon é proveniente das vinhas Max I, II e V do vinhedo Don Maximiano, das quais foram plantadas em 1978 (Max I) e 1993 (Max II e V) O Syrah e o Petit Verdot são provenientes da vinha Max I, e o Cabernet Franc dos vinhedos de ponto médio no vale. Cada vinhedo é plantado sob encostas de 5°–25° que faceiam o norte e nordeste.

Os solos do vinhedo Max I consistem em uma fina camada de granito pulverizado, enquanto os Max II são de origem aluvial, composto de 30 à 40% em pedra. Esses perfis de solo garantem uma excelente drenagem e um baixo-médio potencial de vigor para a vinha, o que resulta em um excelente equilíbrio entre o crescimento vegetativo e a carga de colheita. Os solos aluviais profundos de Max V com 50% de pedras fornecem uma excelente drenagem e produz vinhas bastante equilibradas e de vigor moderado. Fotografias aéreas permitem dividir as vinhas pelo vigor e colheita, de acordo com o progresso de maturação em cada lote.

Vale do Aconcagua Don Maximiano

 

Vinificação

As uvas são cuidadosamente selecionadas em uma mesa de triagem, onde toda a matéria estranha da planta, tais como folhas e caules, são removidos para assegurar o carácter de frutas no vinho. Após o processo de seleção, são fermentadas em cubas de inox sob 24ºC á 30ºC , dependendo do nível desejado de extração e as condições sazonais, tal como também a carga microbiológica e o potencial alcoólico. A maceração dura entre 20 á 35 dias sob temperatura de 24ºC á 28ºC, dependendo do desenvolvimento de cada lote a fim de extrair o máximo possível de cor e sabor. Todos os lotes são envelhecidos por vinte meses em barricas de carvalho francês e refinados naturalmente enquanto o vinho se estabelece neste tempo.

Para melhor expressar o terroir do Vale de Aconcagua e as vinhas de Don Max, proporções iguais de Syrah, Cabernet Franc e Petit Verdot são adicionados à mistura final para maximizar a complexidade e qualidade.

 

Para comprar este vinho, acesse nosso site:

download