As festas de fim de ano estão chegando e com elas, os panetones.

Estamos ainda em outubro, mas as festas de fim de ano já batem à porta. Começamos a nos preparar para decorar a casa, trocar presentes, reencontrar familiares e degustar comidas típicas de dezembro, como o bacalhau, o peru, as sementes e nozes e, claro, as deliciosas sobremesas.

Uma das sobremesas mais icônicas das festas, o panetone, foi criado na idade média, em Milão, na Itália. A história de sua criação tem algumas versões diferentes, por isso ninguém sabe ao certo como a famosa receita surgiu, uma delas conta que um rapaz chamado Toni, apaixonado pela filha do padeiro quis impressionar o sogro e inventou um pão de tamanho grande e massa delicada, com o topo em formato de uma cúpula de igreja, que seria mais tarde conhecido como “Pan de Toni”. Outra versão apresenta uma história menos romântica, de um funcionário muito dedicado, Toni, que na noite de Natal ficou até muito tarde preparando os quitutes natalinos na padaria e, entre tantos pães, farinha e fermento, ele se confundiu e acabou adicionando uvas passas ao pão doce. Para tentar salvar o pão, Toni resolveu adicionar frutas cristalizadas, ovos e outros ingredientes. Ao contrário do que ele imaginava, seu chefe gostou tanto do produto final que até o homenageou e o pão doce passou a ser chamado de “Pane di Toni”.

O estimado pão doce chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos, após a segunda Guerra Mundial, desde então faz muito sucesso entre os brasileiros e é parte essencial das ceias. Por isso, hoje indicaremos panetones gourmets, que acabaram de chegar à nossa loja, e te contaremos como harmoniza-los com vinhos para tornar sua ceia ainda mais especial!

 

Nossas Indicações

FASANO-CACAU-2_ampTemos duas excelentes marcas na loja: o delicioso panetone argentino Clau’s, em receita original e na versão com chocolate, produzido em Buenos Aires, com massa muito macia e aromática; e o renomado panetone italiano Fasano Tradicional, que se diferencia por ser produzido artesanalmente com fermentação biológica, conferindo ao pão características únicas de sabor e aroma, bem como textura macia e úmida. Além da receita tradicional, temos também o Fasano com Creme de Cacau, feito com 100% de creme de cacau em uma receita exclusiva e tipicamente italiana, preparada com atenção, amor e ingredientes de altíssima qualida de pelo Chef de Pasticceria da Fraccaro. Por ser uma produção artesanal, o rendimento da massa é baixo e as vendas são limitadas.

 

Harmonização

oane

Para o panetone tradicional, com uvas passas e frutas cristalizadas, indicamos um espumante Asti Sperone ou o um Moscatel Brasileiro, levemente adocicados, que combinam bem com o sabor frutado cítrico do panetone. Outra boa combinação é com um vinho Madeira, que harmonizam bem com as notas frutadas.

Panetones com chocolate pedem vinhos doces como o Porto Ruby ou o sabor amadeirado de um Porto Tawny, escolhas quase naturais quando se trata de chocolate.

O ano está passando rápido, não deixe para planejar sua ceia na última hora, aproveite nossas dicas!