No imaginário popular o inverno pede um vinho tinto mais encorpado e que esquente. Apesar de ser uma boa pedida, isso não é uma regra. É possível, sim, tomar e harmonizar vinhos brancos com comidas típicas desta estação.
As características do vinho branco são exaltadas quando este é consumido em uma temperatura entre 8º e 14º, por isso a fama de que esta é uma bebida para o verão. No inverno, entretanto, ele pode ser tomado em ambientes fechados, aquecidos e que pedem uma bebida um pouco mais fresca.
Assim como o tinto, existem variedades do vinho branco mais apropriadas para cada harmonização e estação. Conheça os melhores brancos para tomar no inverno:
1 – Chardonnay Californiano
A uva Chardonnay é muito influenciada pelas condições em que é cultivada e a forma como o vinho é produzido. Na Califórnia, os melhores vinhos brancos são desta uva amadurecida em barris de carvalho. Isso faz com que o vinho tenha nuances de frutas tropicais e seja bastante amanteigado. Este vinho harmoniza bem com massas como Ravioli com queijo.
2- Chardonnay da Borgonha
A famosa região francesa também usa barris de carvalho para amadurecer vinhos provenientes da uva Chardonnay, mas ao contrário dos californianos, estes não dão sabor à bebida, desenvolvendo ela uma complexidade de forma mais natural. Isso faz com que se sinta menos a presença de frutas e o vinho seja mais ácido. A harmonização perfeita é a com fondue de queijo.
3 – Chardonnay argentino
Esta variação se aproxima da cultivada na Califórnia, com nuances de frutas, encorpados e com forte influência do barril. O vinho ajuda a aquecer no inverno por conta do seu teor alcoólico um pouco mais elevado.
4 – Chenin Blanc de Loire
Essa é a principal uva da região de Loire. O vinho proveniente dela tem intensos aromas e sabores, além de serem mais encorpados para um branco. Eles apresentam características minerais, com acidez na medida certa e podem ser envelhecidos durante muitos anos. O fondue de carne é uma boa pedida para harmonização.
5 – Semillón da África do Sul
Este vinho se diferencia por não trazer o frescor esperado dos brancos e por ter uma acidez um pouco mais baixa. Isso faz com que seja uma versão ainda mais consumida no inverno. Eles são encorpados e quando secos apresentam aromas citrinos e notas de mel. Em média, este vinho chega a seu auge depois de cinco anos de guarda. Um risoto de abóbora com gorgonzola, por exemplo, é uma ótima pedida de harmonização.
6 – Vinho do Porto
Tendo sua versão tinta como a mais famosa, o Vinho do Porto também apresenta variações brancas, principalmente feitas com as uvas Códego, Malvasia Fina, Gouveio, Viosinho e Rabigato. Por serem mais leves, são geralmente harmonizados em drinks com limão ou refrigerantes. Estes vinhos são envelhecidos em carvalho, tendo notas de castanhas.
7 – Jerez
Este é um dos vinhos brancos mais indicados para o inverno, uma vez que tem uma alta complexidade e teor alcoólico. O seu aroma traz notas de nozes e outras castanhas e pode ter toques adocicados. A variação harmoniza com sopa de cebola, por exemplo.
Aposte nos brancos para o inverno! Conheça opções no VinhoBR.