As premiações de vinhos são muito importantes pois levam prestígio aos rótulos, ajudam na tomada de decisão de compra do consumidor e ainda fomentam o setor. Elas acontecem há décadas e têm diferentes níveis de relevância.
Em um mundo com mais de um milhão de rótulos de vinho, as premiações são uma forma de categorizar a bebida dentro de diferentes grupos, como: mais baratas, mais caras, tradicionais, inovadoras, entre outros.
Assim, elas ajudam os consumidores, que muitas vezes entendem pouco do mundo do vinho, a escolherem as melhores opções de rótulos dentro de determinada categoria.
Além disso, geralmente tais premiações contam com juízes que também atuam como jornalistas e/ou comunicadores da área. Sendo assim, elas tendem a ter uma boa repercussão na imprensa, aumentando o interesse sobre vinhos.
Isso não é bom apenas para a marca produtora do rótulo vencedor, mas para o mercado inteiro. Afinal, se o tema vinho estiver em evidência, mais pessoas curiosas terão e as vendas tendem a aumentar.
Agora que você já sabe a importância e relevância das premiações, conheça as principais para identificar no rótulo do seu próximo vinho:
Decanter World Wine Awards (DWWA)
Promovida pela revista Decanter, a premiação inglesa é uma das mais renomadas do mundo e celebra os melhores vinhos de cada ano. A concorrência costuma ser grande, para se ter uma ideia, o número de rótulos inscritos gira em torno de 15 mil, sendo que apenas 50 ganham medalhas — que podem ser de bronze, prata, ouro ou platina.
O corpo do júri geralmente é formado por jornalistas, blogueiros ou profissionais da área, como sommelier.
Challenge International Du Vin
Realizada em Bordeaux, a premiação é considerada a mais importante da França. Ela acontece há mais de 40 anos e conta com 700 jurados – entre enólogos, distribuidores e outros – para decidir se os rótulos merecem medalhas de Bronze, Prata ou Ouro.
The International Wine Contest
Existente desde 1961, a premiação acontece em Bruxelas e usa critérios científicos para definir os vinhos de melhor qualidade. Estes, então, podem ser categorizados com medalhas de Bronze, Prata, Ouro ou Grande Ouro.
International Wine and Spirit Competition
A premiação acontece há mais de 50 anos na Inglaterra e leva em consideração todo o processo de fabricação de um vinho para selecionar os rótulos com maior excelência. Isso leva em consideração todos os aspectos da bebida, desde o design do rótulo até o sucesso nas vendas.
Concurso Internacional Bacchus
O prêmio espanhol tem mais de 100 especialistas no seu corpo de júri. Esta é uma das principais premiações deste país e concede aos rótulos as medalhas de Bacchus Prata, Bacchus Ouro e Gran Baccus.
Concour Mondial de Bruxelles
Apesar de ter nascido na Bélgica, em 1994, o prêmio é celebrado em diversos países — inclusive, já ganhou sua edição brasileira. Isso porque a diversidade de nacionalidades faz parte do conceito do prêmio, que é composto por juízes de mais de 50 países. Os vinhos são categorizados de acordo com sua origem e preço.
Agora que você já conhece os principais prêmios mundiais de vinho, que tal escolher seu rótulo na VinhoBR?