5 Benefícios do vinho para a saúde
Quem nunca ouviu que beber uma taça de vinho por dia é o segredo da longevidade? Pois saiba que essa afirmação tem embasamento científico. O vinho ajuda a prolongar os anos de vida ao passo que atua como agente de combate a diversas doenças crônicas.
Entre os fatores presentes na bebida que contribuem para uma vida mais saudável estão o próprio álcool – que se ingerido na medida certa é benéfico para alguns fatores -, o resveratrol – um forte antioxidante geralmente encontrado na casca e nas sementes das uvas – e os polifenóis – substância com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios representada nas uvas pelos taninos, as cumarinas, os flavonoides e os ácidos fenólicos.
Mas atenção, a medida certa para saúde é uma taça de vinho diária. O consumo excessivo pode potencializar os efeitos negativos do álcool, que se sobrepõe aos benefícios nesse caso. Além disso, é preciso priorizar vinhos secos, uma vez que estes possuem menos açúcar, fator que também pode diminuir os efeitos benéficos do vinho para a saúde.
Separamos cinco impactos positivos causados pela ingestão moderada de vinho, confira:
Diminuição na incidência de doenças cardiovasculares
De acordo com o estudo Health Professionals Follow-Up Study a ingestão de uma a duas taças de vinho, durante três ou quatro dias da semana, ajuda a diminuir o risco de ter um infarto em 32%. Isso porque o álcool presente na bebida auxilia a reduzir a formação de placas que entopem as veias, a aumentar o colesterol bom e a inibir a coagulação do sangue.
Esses efeitos são somados a ação dos polifenóis, que ajudam a diminuir a formação de placas de gordura nas veias, a reduzir inflamações, a dilatar as vias e ainda contribuem para diminuição da pressão arterial.
Aumento da longevidade
De acordo com pesquisas da Harvard Medical School o resveratrol presente na casca das uvas tem propriedades antienvelhecimento, o que dá ao vinho a fama milenar de aumentar a longevidade das pessoas.
Além disso, as propriedades do álcool e dos polifenóis elencadas anteriormente ajudam a evitar, ou minimizar, uma série de doenças, o que também contribuí para que as pessoas tenham mais qualidade de vida durante os anos.
Prevenção ao Alzheimer e demência
Estudos como o publicado no The Journal of Disease Neuropsychiatric and Treatment, que demonstrou que pessoas que ingerem a bebida de forma moderada tem 23% menos risco de desenvolver demência, fazem parte de uma gama de pesquisas que relacionam o vinho com a diminuição da tendência de ter declínio cognitivo de qualquer espécie.
Retardamento de tumores malignos
As substâncias químicas presentes nas sementes e cascas das uvas ajudam a reduzir os níveis de estrogênio e aumentar a taxa de testosterona em mulheres na pré-menopausa, o que diminui o risco do desenvolvimento de câncer de mama, de acordo com pesquisadores do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles.
Estudos de diferentes partes do mundo mostram que esses efeitos são benéficos para a inibição de outros tipos de tumores também, como o de boca, intestino e próstata.
Menor risco de diabetes
Pesquisas indicam que quem toma vinho regularmente tem melhor taxa de açúcar no sangue. De acordo com estudos da Universidade de Ben-Gurion do Negev Medical Center-Soroka e de um Centro de Pesquisa Nuclear, em Israel, tanto o vinho branco quanto o tinto ajudam a controlar a glicose.
Quer começar a ter uma vida mais longa e saudável com a ajuda de uma boa taça de vinho? Na VinhoBR você encontra os melhores preços. Confira