Carmenère é uma uva muito sensível e que precisa de um cuidado especial. Principalmente pelo fato de demorar mais para amadurecer, comparada com outras variedades.
Mas onde ela surgiu?
A Carménère teve origem em Bordeaux, na França. Com uma praga que surgiu no século 19, ela foi praticamente eliminada da Europa e foi aparecer novamente no Chile. Possivelmente levada por imigrantes europeus. Por muito tempo acreditou-se que a Carmenère plantada no Chile fosse a mesma uva que a Merlot mas, somente nos anos 90 que ela foi identificada e passou a predominar nas terras chilenas.
Sobre a uva…
- A Carménère, é una uva complexa e exigente, encontrou no Chile as condições climáticas ideais para crescer demonstrando todo o seu potencial e sabor.
- É uma uva muito sensível e que precisa de muita atenção, principalmente pelo fato de demorar mais para amadurecer se comparada com outras variedades.
- Os vinhos elaborados com essa casta, são bem estruturados, com sabores marcantes, e coloração escura e profunda.
- Possuem cor vermelha lilás, bastante profunda, aromas de frutas vermelhas, terra umidade e especiarias com notas vegetais que vão se suavizando na medida em que a uva amadurece na própria planta.
O seu aroma: Apresentam aromas que remetem a frutas negras maduras, terra úmida e bastante pimenta preta, e quando envelhecem em carvalho ganham muita complexidade e podem apresentar notas de tabaco, baunilha e chocolate.
Raramente a uva Carménèreé encontrada na França. A maior do mundo área plantada com esta variedade é no Chile na América do Sul, com mais de 8.800 hectares (2009) cultivadas no Vale Central. O Chile produz a grande maioria dos vinhos Carménère, e como a indústria de vinhos chilena cresce, mais experimentação está sendo realizada no potencial de Carménère como uma mistura de uvas, especialmente com Cabernet Sauvignon.
Vinhos Carmenère destaques:
Casa Silva Coleccion Carmenere:
Paladar harmonioso equilíbrio entre o carvalho e a fruta, doce pureza da fruta e um final longo e
persistente. Atrativos aromas que revelam perfeitamente as particularidades desta variedade.
Envelhecimento: 20% de todo o vinho é envelhecido em barris de carvalho francês durante 6 meses. Ideal com carnes vermelhas pouco condimentadas, massas e queijos.
Cefiro Reserva Carmenére
O paladar revela um vinho de muita fruta e especiarias, redondo, contundente e concentrado, com taninos maduros e amáveis. Trata-se de um vinho vivo, com um final longo e persistente.Na boca apresenta taninos suaves, notas de canela e amoras maduras.
Casillero Del Diablo Carmenere
Ventisquero Cinzento Carménère
O Ventisquero Grey Carménère destaca-se por sua cor vermelho cereja escura, com notas cor granate e seu aroma expressivo e intenso, a bagas como o arándano, a amora e o morango, junto com as notas de cereja, chocolate amargo, pimenta-do-reino e certas ervas como menta e lavanda. Na boca, destaca-se sua grande estrutura, com taninos firmes e maduros, de corpo concentrado e grande persistência, acompanha queijos semi-maduros, pratos com base de creme e queijo, comida muito temperada e carnes suaves de coelho e avestruz.
Terranoble Gran Reserva Carménère
Com as uvas vindas dos pés da Cordilheira dos Andes, o Terranoble Gran Reserva Carménère é um vinho de muita estrutura e corpo, e agrada quem gosta de sabores intensos. Uma bebida que expressa todo o caráter desta variedade que se adaptou perfeitamente ao terroir chileno. Excelente pedida com receitas que levam funghi. Um risoto é uma bela opção.
Todos esses vinhos estão disponíveis em nosso site:
www.vinhobr.com.br