Hoje a Argentina ocupa a quinta colocação no consumo e na produção de vinhos no mundo. Mas nem sempre foi assim, antigamente o país foi conhecido por produzir fermentados de baixa qualidade, e preços baixos. No passado eram cultivadas uvas de alto rendimento, mas de baixa qualidade associado a um sistema de plantação arcaico. Com o passar dos tempos, a vitivinicultura argentina passou a cultivar uvas de espécies europeias nobres e a adotar técnicas modernas de cultivo e vinificação.
Algumas curiosidades
-A uva mais conhecida no país é a Malbec, logo em seguida a uva Bonarda e Cabernet Sauvignon
-A Argentina é o único país que produz a cepa Torrontés. Hoje, podemos dizer que essa variedade é praticamente exclusiva desse país. Embora existam vinhedos de torrontés em outros países, como na Espanha, onde possui características muito diferentes.
– A Argentina é a 5ª produtora mundial de vinho, a 9ª em exportação e a 7ª em consumo.
-Mendoza continua sendo a mais importante região produtora do país, com 148.200 hectares, praticamente mais de dois terços da produção.
Vinhos argentinos que vale a pena você conhecer:
-BenMarco Expresivo: romas de groselha, toques de baunilha e também defumado com notas de cacau, noz-moscada e chocolate.
-Zuccardi Q Malbec: Complexo aroma de frutas vermelhas e negras como cereja, groselha e amora. Aromas de chocolate e tabaco provenientes do tempo em barrica.
-Catena Zapata:Desde que foi lançado este vinho tem colecionado records, já no seu primeiro ano ganhou 98pts de RP e de quebra o melhor vinho tinto do ano, já pela Wine Spectator Recebeu 95pts.
-Angelica Zapata:Segue-se uma maturação por 18 meses em 85% de barricas francesas, sendo 30% novas, e 15% em carvalho americano novo. Engarrafamento sem filtração.
-Enamore:Saboroso no palato, é denso, doce e frutado, com aromas complexos de frutos negros, muita especiaria, taninos maduros e um final longo e encantador.”
-Bodega Del Fin Del Mundo: No paladar, mostra notas de frutas, couro e baunilha, agradável acidez, taninos presentes, boa estrutura e final prolongado.
-Judas: Feito da uva Malbec proveniente de um vinhedo de 75 anos de idade, com um rendimento muito baixo e estágio de 20 meses em barricas novas. Este resultado é obtido pelo cuidadoso processo de elaboração e o extremo cuidado com as uvas o ano todo.
Esses vinhos você encontra em nosso site: www.vinhobr.com.br