melhores vinicolas do mundo

Conheça quais são as 50 melhores vinícolas do mundo

Anualmente é divulgada a lista World’s best Vineyards que elege as melhores vinícolas do mundo a fim de incentivar e exaltar o enoturismo. Apesar de 2020 estar sendo diferente e desafiador em muitos aspectos para esse setor, a lista segue reconhecendo os lugares que se esforçam, ao redor do mundo, para se reinventar e continuar a oferecer uma experiência incrível para os apaixonados por vinho. 

 

Além, é claro, de levar em conta a qualidade dos vinhos feitos nas vinícolas, o ranking é ordenado de acordo com fatores como a experiência que o local proporciona para seus visitantes e o atendimento aos turistas. 

 

Em 2020 ficaram na frente duas vinícolas sul-americanas: a argentina Zuccardi Valle de Uco, que repetiu a posição do ano passado e ficou em primeiro lugar, e a uruguaia, Bodega Garzón, que ficou em segundo. A maior surpresa ficou por conta da terceira colocada, a austríaca Domäne Wachau, que saiu de 16º lugar para o topo da lista. 

 

Ao todo foram contempladas vinícolas de 18 países, sendo que esse ano foram premiados os estreantes Índia, Bulgária e Japão — a vinícola japonesa Château Mercian Mariko ficou em 30º lugar, conquistando o melhor lugar que a Ásia já ocupou no ranking.

 

Diversidade como diferencial

 

A lista procurou abranger destinos já consolidados mas também apresentar novas vinícolas em países com pouca tradição nesse mercado. No total, a lista elencou 17 novos destinos nesta edição.

 

Além do destaque japonês na Ásia, argentino na América e austríaco na Europa, na África a melhor colocação ficou para a vinícola  Delaire Graff Estate, na África do Sul (14º colocada) e  na Oceania o melhor lugar foi ocupado por Rippon na Nova Zelândia (13º colocada). Contemplando assim destinos em todos os continentes. 

 

Para o fundador do ranking, Andrew Reed, além da diversidade, o que marcou a edição deste ano foi a resiliência das vinícolas frente às mudanças no mercado. “É uma prova dessa incrível comunidade de enólogos e vinícolas que sua flexibilidade e velocidade de resposta permitiram que você se adaptasse. Seu modelo de negócios para sobreviver e até prosperar!”, destacou. 

 

O anúncio das  vinícolas contempladas na lista aconteceu, excepcionalmente, de forma online, por meio de uma live. Essa edição teve parceria com  Sonoma, região vinícola mais sustentável do mundo e onde seria feito o evento de anúncio da lista.

 

Confira a lista completa das 50 melhores vinícolas do mundo.

E que tal fazer isso com uma taça de vinho na mão? Na VinhoBR você encontra os melhores rótulos pelo melhor preço.