decanter

Para que serve e como usar o decanter?

Objeto conhecido pelos apreciadores de vinho, o decanter é mais do que um meio de servir a bebida. Usado desde a Grécia antiga, o objeto já teve a função de ser um meio de transporte entre as barricas e a taça, mas hoje, funciona como um modo de aprimorar o sabor dos vinhos e, como o próprio nome já diz, decantar a bebida.

Decanter para vinhos envelhecidos

Geralmente feito de vidro ou cristal, os decanters têm a base larga e a abertura pequena. Para os vinhos mais antigos, ele ajuda a separar os sedimentos da bebida. Esses “pedaços” não prejudicam a saúde nem o paladar dos apreciadores de vinho, mas podem ter textura desagradável. Hoje, a maior parte dos vinhos já passa por filtragem e clareamento antes de ser engarrafada, porém, as bebidas mais antigas podem conter tais sedimentos.

Nesse caso, o indicado é, dois dias antes de consumir o vinho, deixar a garrafa na vertical para que os sedimentos se concentrem no fundo. Ao passar a bebida para o decanter, deve-se iluminar o fundo da garrafa para monitorar os pedaços, evitando passá-los para o objeto. Ainda sim, recomenda-se que a bebida fique de 20 a 40 minutos no decanter para que os sólidos restantes fiquem depositado no fundo.

Decanter para vinhos jovens

No caso dos vinhos mais novos o decanter serve como acelerador do amadurecimento da bebida. Os vinhos jovens, geralmente, têm os taninos e o teor alcoólico mais acentuados. Expor a bebida ao oxigênio acelera suas reações físico-químicas, melhorando o paladar e aroma do vinho.

Esse processo é conhecido como deixar o vinho respirar. Ele deve ser feito, geralmente, uma hora antes do consumo e ajuda a abrir o sabor da bebida, destacando suas propriedades. Porém não é aconselhável que o vinho seja guardado por muito tempo no decanter, porque a aceleração da oxidação em demasia pode deixar o sabor do vinho pouco agradável. O ideal é só colocar no recipiente a bebida que será consumida dentro de um mesmo dia.

Tipos de decanter

Na antiguidade os decanters podiam ser de cobre ou outros materiais, mas hoje se utiliza matéria-prima neutra para fabricação deste objeto, como vidro ou cristal. Como falado, eles têm base larga e um longo pescoço que leva a uma abertura pequena. As diferentes variações são mais para fins decorativos, uma vez que a função do objeto permanece a mesma.

Quais os vinhos que precisam mais de decanter?

Entre os vinhos antigos que precisam ser separados dos sedimentos, se destacam bebidas de guarda, como os Vinhos do Porto. Já entre os jovens que necessitam “respirar”, estão os tintos encorpados, como Bordeaux e Barolos.

Agora que você já conhece como funciona um decanter, escolha o vinho de sua preferência na VinhoBR para utilizar a ferramenta.